Médicos encontram dezenas de vermes em desertor norte-coreano

Médicos encontram dezenas de vermes em desertor norte-coreano

Um soldado norte-coreano foi feriado a tiros ao desertar para a Coreia do Sul na zona desmilitarizada que divide a península.

Ao se recuperar de seus ferimentos em um hospital sul-coreano, os médicos encontraram dezenas de vermes parasíticos, alguns com até 27 centímetros de comprimentos, ao tentar reparar as feridas que o soldado sofreu no intestino.

“Nos meus 20 anos de cirurgião, só tinha visto coisa parecida em livros de medicina”, disse Lee Cook-jong, o chefe da equipe de cirurgia.

O soldado foi levado de helicóptero a um hospital na segunda-feira, após sua fuga dramática para a Coreia do Sul, enquanto balas eram disparadas em sua direção por soldados norte-coreanos.

Sua identificação

Acredita-se que ele seja um sargento do Exército em seus 20 anos, estacionado na Área de Segurança Conjunta das Nações Unidas em Panmunjom, de acordo com Kim Byung-kee, parlamentar do partido governista sul-coreano, que foi informado pelo Serviço Nacional de Inteligência.

A Coreia do Norte não comentou a deserção.

Problema alimentar e de higiene

Os vermes, junto com grãos de milho em seu estômago, podem confirmar o que muitos especialistas e desertores anteriores descreveram sobre a situação alimentar e de higiene para muitos norte-coreanos.

“Ainda que não tenhamos dados sólidos mostrando as condições de saúde da Coreia do Norte, especialistas médicos assumem que os problemas de infecção de vermes e sérias questões de saúde têm predominado no país”, disse Choi Min-Ho, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Nacional de Seul, especialistas em parasitas.

Fontes :

  1. EXTRA
  2. FOLHA DE S.PAULO

Veja também :

As melhores fotografias científicas de 2017

Cientistas acampam em vulcão do Havaí para simular vida em Marte

 

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada – Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.