Por que Sócrates Odiava a Democracia?

Por que Sócrates Odiava a Democracia?

Quem foi Sócrates?

Sócrates foi um filósofoateniense do período clássico da Grécia Antiga. Creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental, é até hoje uma figura enigmática, conhecida principalmente através dos relatos em obras de escritores que viveram mais tarde, especialmente dois de seus alunos, Platão e Xenofonte, bem como pelas peças teatrais de seu contemporâneo Aristófanes.

Sócrates é considerado um dos principais filósofos de toda a história da filosofia ocidental. Era filho de um escultor e de uma parteira. Em Atenas, recebeu uma educação clássica, que incluía ginástica, música e gramática. Pouco se sabe a respeito de sua juventude.

Apesar de nunca ter escrito uma obra, a atividade filosófica de Sócrates está documentada nos livros do também filósofo grego Platão. Os célebres diálogos de Platão incluem o “Êutifron”, o “Critão”, o “Fédon” e “Um Banquete”. Em todos eles, Sócrates aparece como personagem.

Por que Sócrates Odiava a Democracia?
Sócrates, por Victor Wager. Universidade da Austrália Ocidental, Crawley.

Sócrates e a democracia

Estamos acostumados a pensar muito bem da democracia. Mas curiosamente, uma das pessoas mais sábias que já viveram, Sócrates, tinha profundas suspeitas sobre isso.

Assista ao vídeo:

Referências:

Veja também:

O Fato Mais Impressionante – Neil deGrasse Tyson

Carl Sagan – O Homem Em Sua Arrogância

Pálido Ponto Azul – Carl Sagan

 

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.

  • Jackson Barbosa

    bom artigo