10 coisas que voce provavelmente não sabia sobre Isaac Newton

Isaac Newton (Inglaterra, 25 de Dezembro de 1642 – 1727), cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo.

Escreveu uma obra considerada uma das mais influentes da História da Ciência. Publicada em 1687, descreve a lei da gravitação universal e as 3 leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica.

Existem muitas histórias a cerca deste cientistas, muitas delas não passam de mitos. Mas aqui vão algumas curiosidades sobre o pai do Cálculo:

1. Será que a história da maçã é real?

Na época da faculdade, talvez Newton tenha feito descobertas graças a uma fruta. Dizem que ele mesmo contava essa história, mas ninguém sabe se ela é real: Newton estaria debaixo de uma macieira, em 1665, quando uma maçã caiu na cabeça dele. Isso o teria levado a pensar se a mesma força que puxou a maçã para o solo mantinha a Lua orbitando ao redor da Terra. Ele estava certo… Era a gravidade!

2.Nasceu muito prematuro e não estava previsto sobreviver.

Ele nasceu bastante prematuro: cerca de 11 a 15 semanas mais cedo, com 1360g. Sua mãe disse que ele não cabia num penico após o nascimento.

3. No final da vida, Newton sofreu um colapso nervoso e tornou-se conhecido por um comportamento bastante excêntrico

Mas provavelmente não foi culpa dele. Um exame de 1979 do cabelo de Newton mostrou uma enorme quantidade de mercúrio, provavelmente como resultado de todos os seus experimentos de alquimia.

Muito mercúrio pode enlouquecer um homem, é claro, e isso pode ter sido exatamente o que fez com Isaac Newton. Então, novamente, talvez não:

o outro lado do argumento é que Newton nunca perdeu o cabelo (embora ele era cinza com a idade de 30 anos e atribuiu a seus estudos com mercúrio) e nunca teve sangramento nas gengivas, dois sintomas muito proeminentes de mercúrio envenenamento.

4. Ele era gago, mas não estava sozinho

Outras pessoas que habitualmente tropeçavam em suas línguas incluíam Aristóteles, Moisés, Winston Churchill e Charles Darwin.

5. Apesar de ter nascido em 4 de janeiro, ele nasceu no dia de Natal

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Eu sei, confuso. Na época de seu nascimento, o calendário gregoriano ainda não havia sido adotado pela Inglaterra (foram necessários até 1752 e Newton nasceu em 1643). Registros indicam que Isaac nasceu no Natal e foi batizado no dia de Ano Novo.

Quando o calendário gregoriano foi finalmente adotado pela Inglaterra, precisou ser ajustado por 11 dias, fazendo 4 de janeiro ser reconhecido como o aniversário  de Isaac Newton.

 6.Ele enfiou uma agulha em sua órbita ocular de propósito

Fonte da imagem: Reprodução/The Guardian
Fonte da imagem: Reprodução/The Guardian

Naquela época, pouco se sabia sobre as propriedades da visão e da luz. Curioso, Newton embarcou em seu próprio estudo detalhado de óptica, agindo como sua própria cobaia e testando o seu olho com uma agulha. Sobre o feito, ele escreveu em seu diário:

Eu peguei a agulha e a coloquei entre meus olhos e o osso perto da parte de trás, pressionando o meu olho no final de modo a alcançar a sua curvatura. Então apareceram vários círculos brancos e coloridos…

7. Ele escapou da Grande Peste

Quando um surto devastador de peste bubônica atingiu Cambridge em 1665, Newton e seus colegas de universidade foram mandados para casa para enfrentar a epidemia.

Mas o matemático que nascia dentro de Newton fez bom uso de seu tempo, sendo nessa época que ele inventou o cálculo.

8. Você acha que a Pedra Filosofal é apenas o folclore de Harry Potter? Newton não.

Ok, Newton não sabia sobre Harry Potter, mas você sabe o que eu quero dizer. Um monte de seus documentos foram considerados “impróprios para publicar”? após sua morte em 1727 e assim permaneceu até 1936, quando a casa de leilões Sotheby’s adquiriu e vendeu a maioria deles para o economista John Maynard Keynes.

Estes incluíam os artigos sobre a Pedra Filosofal (pensado para transformar chumbo em ouro e possivelmente ser um elixir da vida) e sua previsão sobre o fim do mundo.

9. Seu cachorro incendiou seu laboratório, arruinando 20 anos de pesquisa.

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Pelo menos, essa é a história que Newton contou. Alguns historiadores acreditam que Newton nunca teve um cachorro, supondo que ele deixou uma janela aberta e uma rajada de vento derrubou uma vela acessa.

Mas a história do cachorro continua viva – foi registrada já em 1833 em The Life of Sir Isaac Newton. Quando ele viu o que o melhor amigo do homem fez, Newton disse que exclamar: “Ó Diamante, Diamante, tu sabes o mal que fizeste.”

10. Ele praticou alquimia

Célebre por sua genialidade científica, Newton também se envolveu na alquimia — uma pseudociência —, e ele queria alcançar o objetivo de transformar chumbo e outros metais em ouro.

Fonte:

Veja também:

Cientista que viveu há quase 150 anos deixa mensagem impactante para o futuro

“Varanus komodoensis”, a prova de que dragões realmente existem!

As baratas seriam capazes de sobreviver a um ataque nuclear?