Estes são 5 planetas que você não vai acreditar que existe

Planetas

Os planetas constituem-se como corpos celestes que possuem uma órbita própria em torno de uma estrela. Planetas são determinados tipos de corpos celestes que não possuem iluminação própria.

Uma vez que eventuais alterações nesse conceito podem modificar o entendimento científico do que é e do que não é, propriamente, um planeta. Confira agora uma lista de 5 planetas que você não vai acreditar que existe:

1.Planeta Gleise 518 C “Super Terra”

Exoplanet Comparison Gliese 581 c.png
Comparação de tamanho entre a Terra, Gliese 581c e Netuno.

 

Gliese 581 c (apelidado pelos astrônomos de “Super Terra”) è um planeta extrassolar que orbita a estrela anã vermelha Gliese 581 da constelação de Libra, localizado a 20,5 anos-luz da Terra. A estrela em que gira ao redor possui 1/3 da massa do Sol e emite 50 vezes menos energia.

Este planeta aparenta orbitar na zona habitável, tal como a Terra no sistema solar, o que significa que poderá conter água no estado líquido. É o primeiro planeta extrassolar possivelmente habitável encontrado na história.

2.Planeta HD 106906 b

Resultado de imagem para PLANETA HD 106906
Imagem courtesy NASA/JPL-Caltech

HD 106906 b é um grande planeta extrassolar descoberto por imagens diretas orbitando a estrela HD 106906, localizada na constelação de Crux a aproximadamente 300 anos-luz da Terra.

Tem uma massa estimada de 11 vezes a massa de Júpiter e foi observado orbitando a estrela a uma separação de pelo menos 650 unidade astronômica (UA), portanto é um dos objetos de massa planetária conhecidos mais distantes de suas estrelas.

Essa grande separação da estrela ganhou considerável atenção da comunidade astronômica, já que não é bem explicada por nenhuma teoria de formação planetária.

3.Planeta TrES-2b: O planeta mais escuro já descoberto

Exoplanet Comparison TrES-2 b.png
Comparação de tamanho de TrES-2b (cinza) com Júpiter.

TrES-2b (ou Kepler-1b) é um exoplaneta em orbita da estrela GSC 03549-02811 (conhecida na literatura exoplanetária como TrES-2) localizada a 750 anos luz de distância, na constelação de Draco(ou do dragão).

O Planeta foi identificado em 2011 como o exoplaneta mais escuro já descoberto, refletindo menos de 1% da luz solar. O raio e a massa do planeta indicam que se trata de um gigante gasoso com uma composição similar a de Júpiter.

Diferente de Júpiter, mas similar a muitos planetas detectados ao redor de outras estrelas, o TrES-2b está muito próximo de sua estrela, e pertence a uma classe de planetas conhecida como Júpiter quente.

4.Planeta Matusalém PSR B1620-26 b

Imagem relacionada
Credit: NASA and H. Richer (U. British Columbia)

PSR B1620-26 b é um exoplaneta localizado a aproximadamente 12.400 anos-luz de distância na constelação do Escorpião.

É também conhecido pelo apelido não oficial Matusalém e referido em algumas fontes populares como “PSR B1620-26 c” por orbitar a estrela binária PSR B1620-26, formada por um pulsar e uma anã branca.

É suposto ser um planeta antigo, com cerca de 12,7 bilhões (109) de anos. O anuncio que o objecto é um planeta foi feito por Stephen Thorsett e os seus colaboradores em 1993.

5.Planeta Osíris

Imagem relacionada
Ilustração: European Space Agency, Alfred Vidal-Madjar (Institut d’Astrophysique de Paris, CNRS), NASA

HD 209458 b, com o nome provisório de Osíris pelos seus descobridores, em honra ao deus egípcio Osíris, é um planeta extrassolar que orbita uma estrela semelhante ao sol, denominada HD 209458 na constelação de Pegasus, a cerca de 150 anos-luz do sistema solar e da Terra.

O raio da órbita de Osíris é de 7 milhões de quilômetros, resultando num ano de cerca de 3,5 dias terrestres e uma temperatura em superfície calculada em 1000 graus Celsius. Em Abril de 2007, tornou-se no primeiro planeta fora do sistema solar onde foi descoberto vapor d’água.

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gliese_581_c

https://scitechdaily.com/

https://pt.wikipedia.org/wiki/TrES-2b

https://pt.wikipedia.org/wiki/PSR_B1620-26_b

Revista Super Interessante

http://brasilescola.uol.com.br/geografia/planetas-2.htm

Leia também:

Os planetas são redondos e não se trata de uma simples coincidência