Existem muitos detalhes curiosos e interessantes na história que não são ensinados na sala de aula. Afinal, até grandes figuras históricas eram apenas seres humanos como você e eu, e a história é feita de pessoas e suas ações.
Então veja esses fatos que você provavelmente desconhece, e irá se surpreender.
1. O mito dos ciclopes
Os mitos gregos estão cheios de histórias sobre ciclopes. Mas eles realmente existiram? Ou eles acabaram de se misturar com alguém ou outra coisa?
Os historiadores argumentam que, quando os restos de mamutes foram encontrados, os gregos não entenderam de onde esses grandes ossos vieram e tiraram suas próprias conclusões.
2.O juramento de Hipócrates não foi escrito por Hipócrates.
Não apenas o tal juramento, como os cerca de 60 outros tratados gregos antigos em medicina que são chamados de “Tratados Hipocráticos”, são todos anônimos. Eles foram escritos ao longo de muitos séculos em diferentes dialetos gregos, e expressam ideias diferentes sobre o corpo e a cura.
Então, clássicos eruditos hoje afirmam claramente que eles não podem ter sido todos escritos por um único homem.
3.Os cabeleireiros eram dentistas
Durante as guerras napoleônicas, muitos soldados perderam os dentes. Os barbeiros da época que não perderam a cabeça começaram a fazer mandíbulas artificiais usando os dentes de soldados mortos.
Eles foram nomeados “dentes de Waterloo” como ainda não existia dentistas, todo o trabalho foi feito pelos barbeiros.
4.Teste mortal
Na década de 1920, o colete aprova de bala era testado colocando-o no corpo. Um dos sujeitos sortudos que ajudou a “testar” era um policial chamado Murphy. Ele foi baleado duas vezes no peito e testemunhas disseram que ele “nem sequer piscava olho”.
5.O maior pássaro que já viveu na Terra
O Argentavis magnificens foi uma ave de rapina extinta da família Teratornithidae que viveu na América do Sul no Mioceno.
Considerada a maior ave que já voou, tinha grande dificuldade de alçar voo devido sua musculatura incompatível com seu tamanho e provavelmente decolava correndo em declive. Sua envergadura chegava a 7 metros.
6.As formigas soldados foram usadas para costurar feridas
Os índios são conhecidos na história como pessoas muito independentes e fortes. Eles eram tão fortes e severos que costuravam feridas com a ajuda de formigas soldados. Esses insetos com suas mandíbulas agarram as bordas da ferida e não permitem que elas se abram.
7.Stingrays substituiu a anestesia.
As arraias elétricas têm uma habilidade incomum – elas deixavam suas vítimas anestesiadas para picá-las, assim como os super-heróis da Marvel. Os gregos antigos usaram isso na medicina para aliviar a dor durante uma cirurgia ou parto.
8.Elasmotherium o ‘unicórnio’ que habitou a Terra
Acredita-se que o Elasmotherium deu origem ao mito moderno do Unicórnio, como descrito por testemunhas na China e Pérsia.
Ahmad ibn Fadlan, viajante muçulmano cujos escritos são considerados uma fonte confiável, diz ter passado por locais onde homens caçavam o animal. Fadlan, inclusive, afirma ter visto potes feitos com chifres do unicórnio.
9.Transplante de dentes de uma pessoa para outra
A mandíbula descrita acima pertencia a uma pessoa etrusca que vivia em território italiano há 2500 anos. Ao longo da história, as pessoas usaram diferentes métodos para substituir os dentes perdidos.
Durante a civilização etrusca, por exemplo, os dentes perdidos eram usados para consertar a mandíbula e manter o sorriso perfeito. Mais tarde, no século 19, as pessoas pobres estavam vendendo seus dentes enquanto os ricos os compravam e os transplantavam na boca, no lugar dos dentes que faltavam.
Fonte:
Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Argentavis_magnificens
https://pt.wikipedia.org/wiki/Etruscos
Deixe um comentário