Back to the Future (br: De Volta Para o Futuro)
De Volta para o Futuro estreou no dia 3 de julho de 1985 em 1.200 salas na América do Norte. Quando lançado, Back to the Future se tornou o filme de maior sucesso do ano, arrecadando mais de US$ 380 milhões em bilheteria e recebendo aclamação pela crítica.
O intéprete de Marty McFly, protagonista da trama, o ator canadense Michael J. Fox é hoje um cinquentão e ativista na luta contra o mal de Parkison. Já Christopher Lloyd, o Doc Brown, está com 76 anos. Desde então, fez papéis famosos, como o Tio Fester em “A família Addams”.
Veja como está o antes e depois do elenco:
Michael J. Fox – Marty McFly
Já faz algum tempo que o ator canadense de 56 anos deixou de ser conhecido apenas como por sua carreira artística. Isso porque, em 1998, ele anunciou que sofria do mal de Parkinson e, desde então, se tornou militante. Em 2000, fundou a Michael J. Fox Foundation, que informa ter arrecadado mais US$ 450 milhões para financiar pesquisas com o objetivo de encontrar a cura da doença.
Christopher Lloyd – Dr. Emmett L. ‘Doc’ Brown
Christopher Lloyd tinha 47 anos de idade na época da estreia do primeiro “De volta para o futuro” (1985). Para parecer mais velho do que realmente era e convencer na pele do Dr. Emmett L. “Doc” Brown, usou maquiagem e próteses na face. Na época, já havia participado de importantes filmes em Hollywood, como “Um estranho no ninho” (1975), “O destino bate à sua porta” (1981) e “Jornada nas Estrelas III – À procura de Spock” (1984). Hoje o ator está com 79 anos.
Elisabeth Shue – Jennifer Parker
Antes de ser escalada para substituir Claudia Wells como Jennifer, namorada de Marty McFly, Elisabeth Shue já tinha no currículo ninguém menos que menos que Daniel Larusso. Ele mesmo, o próprio, o Daniel San de “Karatê Kid – A hora da verdade” (1985). E, justificando o status de uma das namoradinhas do cinema teen dos anos 1980, Elisabeth havia também feito par com Tom Cruise em “Cocktail” (1988). Hoje a atriz está com 54 anos.
Crispin Glover – George McFly
Crispin Glover fez somente o primeiro “De volta para o futuro” (1985) e não voltou mais. De acordo com Robert Zemeckis, o ator cobrou um cachê muito alto para aparecer no segundo filme, e o valor foi recusado. Para tentar “enganar o público” de “De volta para o futuro parte II”, Zemeckis usou cenas de arquivo e filmou novas usando um “sósia” de Glover.
O ator então processou Steven Spielberg, que era o produtor, e ganhou. Sua alegação: “Não tinham os direitos sobre o meu rosto”. O caso fez o Screen Actor Guild (sindicato dos atores dos EUA) mudar as regras quanto ao uso da imagem de um ator.
Lea Thompson – Lorraine Baines-McFly
Antes de interpretar a mãe de Marty McFly, Lea Thompson havia aparecido apenas em cinco filmes – dentre eles, “Tubarão 3” (1983), “Amanhecer violento” (1984) e “Vida selvagem” (1984). A partir de “De volta para o futuro parte III” (1990), não conseguiu tantos papéis de destaque. Hoje a atriz está com 56 anos.
Thomas F. Wilson – Biff Tannen
Para viver o valentão Biff em “De volta para o futuro”, um assíduo praticante do bullying contra Marty e George McFly, Thomas F. Wilson se inspirou no seu próprio passado. E, curiosamente, naquela época ele costumava ser vítima de bullying. Hoje o ator está com 58 anos
Claudia Wells – Jennifer Parker
Claudia Wells tinha 18 anos e uma carreira sólida na televisão quando foi escalada para fazer seu primeiro filme. Em De volta para o futuro, Claudia deveria interpretar Jennifer Parker, a namorada de Marty McFly – que, na época, era papel de Eric Stoltz. Hoje a atriz está com 51 anos.
[G1]
De Volta para o Futuro foi lançado em 1985 e tem fãs até hoje. E muitos!