5 Técnicas de persuasão para que as pessoas façam o que você quer

Técninas

Todos queremos algo, e muitas vezes, envolve obter a ajuda de alguém.

Considerando quanto tempo gastamos tentando persuadir ou convencer os outros, é surpreendente que não paremos  para pensar se estamos usando os métodos corretos.

Então, por que perder tempo tentando novas táticas quando podemos ir direto para a ciência? Juntamos algumas técnicas para ajudá-lo a seguir seu caminho.

1. Explique o motivo do seu pedido

Pense em um momento em que você estava com muita pressa e teve que esperar na fila para algo importante.

Talvez você não tenha chegado muito longe se você simplesmente perguntou: “Posso furar a fila?” A probabilidade de persuadir alguém a concordar com seu pedido teria aumentado em mais de 50% se você tivesse adicionado uma coisa: um motivo. “Posso furar a fila porque preciso pegar meu vôo?”

2. Ouça primeiro e depois solicite o favor

Lynne Franklin é consultora de executivos e equipes em comunicação persuasiva, e ela debateu a psicologia da persuasão no Curiosity Podcast. “É chamada de regra da reciprocidade”, ela nos contou.

“Diga algo interessante e leve-os a falar. Você aprende mais sobre quem eles são ou o que eles fazem, eles estão mais interessados em reciprocar. Eu escutei primeiro, agora eles querem me perguntar sobre mim. Então eu construí  a boa vontade sem ter dito nada ”

Isso funciona bem com pessoas que nunca conhecemos, mas vale a pena lembrar que você pode conversar com alguém que você já conhece para alcançar o mesmo efeito.

3.Presentear alguém com algo em troca da ajuda

Semelhante à troca de informações, a norma de reciprocidade é uma convenção social que força as pessoas a retornar um favor quando alguém as ajudou.
As instituições de caridade usam este princípio ao fornecer presentes incondicionais, como etiquetas de endereço ou até uma caneta ou lápis, e pode aumentar as doações em até 75%. Basta ter cuidado ao usar esta abordagem:
fornecer incentivos externos pode realmente diminuir a distribuição em determinadas situações, particularmente quando se trata de caridade.

4. Mude as palavras que você está usando

Há muitos truques de linguagem rápidas que, embora sutis, podem fazer uma grande diferença quando você está tentando persuadir alguém a fazer o que você quer.

Por exemplo, tente dizer “eu” em vez de “você” para remover o elemento acusatório de suas declarações, por exemplo: “Você precisa ir ao supermercado”, em vez de “eu estou estressado porque tenho que ir ao supermercado”.

Se você está preocupado, seu pedido será respondido com um “não”, você também pode tentar as palavras mágicas “, mas você está livre (para recusar)” para dobrar suas chances de obter o que deseja.

E se você é o que diz “não” e quer que as pessoas aceitem sua recusa, então diga “não faça” em vez de dizer que “não pode”. Desta forma, a pessoa recusada não poderá lutar contra você com lógica ou encontrar uma maneira de transformar “não pode” em “pode”.

5. Pergunte pessoalmente

Todos nós confiamos em e-mail e outras comunicações baseadas em texto nos dias de hoje, mas nunca é tão eficaz quanto olhar alguém nos olhos e pedir um favor.

E a diferença é enorme: Alguns experimentos conduzidos por pesquisadores em 2016 concluíram que pessoas estranhas que receberam um pedido pessoalmente eram 34 vezes mais propensos a preencher uma pesquisa do que as que foram perguntadas por e-mail.

Fonte:

Curiosity

Leia também:

Qual é a pior maneira de morrer, de acordo com a ciência?

O homem que colocou sua cabeça dentro de um acelerador de partículas e sobreviveu

O Que Aconteceria Se o Mundo Inteiro Fosse Vegetariano?

Gostou? compartilha com os seus amigos!