Conheça o material mais escuro do Mundo!

Essa não é para quem tem medo do escuro. Esse material é tão escuro que cria a ilusão de um buraco infinito:

O Vantablack VBx 2 foi criado para aplicação em spray em grande escala em áreas como arquitetura, apagões de teto, ambientes de iluminação controlada e outros locais onde os designers desejam criar espaços visuais únicos, ou controlar a luz refletida de formas que anteriormente foram impossíveis em grande escala.

A 1% de reflectância hemisférica total (THR), o desempenho do revestimento no espectro visível.

Vantablack Vbx2, o material mais escuro do mundo foi patenteado em 2014 pela empresa britânica Surrey NanoSystems e projetado para ser usado como instrumento de  defesa e também na engenharia espacial.

Mas chamou a atenção de designers pois permite criar espaços ópticos únicos que mantenham o desempenho através do amplo ângulo de visão, por isso é mais do que capaz de produzir a profundidade infinita e vazio como formas.

Sem dúvida com esse material a percepção dimensional do espectador é constantemente desafiada. Ele também oferece um desempenho excepcional em controle de luz em iluminação industrial, detecção óptica e sistemas automotivos.

O incrível visual desse material

Em Pyeongchang, na Coreia do Sul  estão ocorrendo atualmente os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018.

E para a preparação desse evento, foram construídos vários estádios e edifícios na região, incluindo um pavilhão tão escuro que chega a ser imperceptível ao olho humano.

Algumas pessoas afirmam que a experiência de observá-lo é comparável à de olhar um buraco negro.

O edifício foi totalmente revestido com o Vantablack Vbx2.

O pavilhão escuro de Pyeongchang é uma construção temporária financiada pela Hyundai. Ele foi projetado pelo arquiteto britânico Asif Khan, um entusiasta do uso de novas tecnologias no ramo da arquitetura.

Sobre sua fachada, brilham milhares de luzes pequenas que reproduzem o céu noturno. Graças à escuridão do seu revestimento, as paredes vistas de longe parecem ser retas, embora sejam, na verdade, côncavas.

Veja Também:

Referências: