Foi provavelmente por isto que as belugas foram confundidas com sereias

Belugas

Baleia Branca (Delphinapterus leucas), ou Beluga, é um mamífero marinho da ordem dos cetáceos, subordem Odontoceti.

Assim como outros representantes deste grupo, estes animais possuem apenas um orifício respiratório, ao contrário do par exibido pelos Mysticeti; dentes cônicos, que são utilizados para capturar e segurar suas presas; e um sistema sonoro de localização (ecolocalização).

Este último, facilita a busca de presas como pequenos peixes e lulas na coluna d’água e no sedimento marinho, auxiliando em sua captura através da emissão de sons de alta frequência que provocam o atordoamento desses animais.

Tais estratégias são fundamentais para a Baleia Branca, que realiza mergulhos a altas profundidades em busca de alimento (até 350 metros), onde as condições luminosas são precárias para a caça.

Baleia branca ou Beluga (Delphinapterus leucas). Foto de Greg Hume / via Wikimedia Commons / CC-BY-SA 3.0
Baleia branca ou Beluga (Delphinapterus leucas). Foto de Greg Hume / via Wikimedia Commons / CC-BY-SA 3.0

Mesmo adulta a beluga continua brincalhona.Totalmente adaptada ao frio, vive próximo a Groelândia e no mar ártico. A cor a protege contra inimigos, por confundir-se com a dos blocos de gelo.

Os cetáceos não têm pêlos no corpo, mas se defendem contra o frio com uma camada de gordura bem grossa que fica embaixo da pele e pode ter até mais de vinte e cinco centímetros de grossura.

O estômago dos cetáceos é dividido: A primeira divisão do estômago que esmaga e amolece a presa. Os olhos, pequenos e separados, só enxergam direito debaixo d’água e não podem ver juntos a mesma coisa.

Sereias

Beluga
Beluga

Por motivos ignorados, as belugas às vezes nadam centenas de quilômetros rio acima, e as vezes acabam virando refeição de ursos.

Bandos de narvais e de belugas muitas vezes se misturam, pois vivem à caça das mesmas presas. Isso aumenta o perigo de serem localizados pelo tubarão-da-groenlândia.

As beluga vivem em grupos de 10 indivíduos, em média, e são capazes de comportamentos complexos: em 2012, pesquisadores dos EUA descobriram que uma delas havia aprendido a imitar os sons da fala humana.

Referências:

http://www.ninha.bio.br/biologia/beluga.html

https://www.infoescola.com/biologia/baleia-branca/

Leia também:

Baleias transmitem informações de uma geração para a outra