Foi provavelmente por isto que as belugas foram confundidas com sereias

Belugas

Baleia Branca (Delphinapterus leucas), ou Beluga, é um mamífero marinho da ordem dos cetáceos, subordem Odontoceti.

Assim como outros representantes deste grupo, estes animais possuem apenas um orifício respiratório, ao contrário do par exibido pelos Mysticeti; dentes cônicos, que são utilizados para capturar e segurar suas presas; e um sistema sonoro de localização (ecolocalização).

Este último, facilita a busca de presas como pequenos peixes e lulas na coluna d’água e no sedimento marinho, auxiliando em sua captura através da emissão de sons de alta frequência que provocam o atordoamento desses animais.

Tais estratégias são fundamentais para a Baleia Branca, que realiza mergulhos a altas profundidades em busca de alimento (até 350 metros), onde as condições luminosas são precárias para a caça.

Baleia branca ou Beluga (Delphinapterus leucas). Foto de Greg Hume / via Wikimedia Commons / CC-BY-SA 3.0
Baleia branca ou Beluga (Delphinapterus leucas). Foto de Greg Hume / via Wikimedia Commons / CC-BY-SA 3.0

Mesmo adulta a beluga continua brincalhona.Totalmente adaptada ao frio, vive próximo a Groelândia e no mar ártico. A cor a protege contra inimigos, por confundir-se com a dos blocos de gelo.

Os cetáceos não têm pêlos no corpo, mas se defendem contra o frio com uma camada de gordura bem grossa que fica embaixo da pele e pode ter até mais de vinte e cinco centímetros de grossura.

O estômago dos cetáceos é dividido: A primeira divisão do estômago que esmaga e amolece a presa. Os olhos, pequenos e separados, só enxergam direito debaixo d’água e não podem ver juntos a mesma coisa.

Sereias

Foi provavelmente por isto que as belugas foram confundidas com sereias.
Foi provavelmente por isto que as belugas foram confundidas com sereias.  

Por motivos ignorados, as belugas às vezes nadam centenas de quilômetros rio acima, e as vezes acabam virando refeição de ursos.

Bandos de narvais e de belugas muitas vezes se misturam, pois vivem à caça das mesmas presas. Isso aumenta o perigo de serem localizados pelo tubarão-da-groenlândia.

As beluga vivem em grupos de 10 indivíduos, em média, e são capazes de comportamentos complexos: em 2012, pesquisadores dos EUA descobriram que uma delas havia aprendido a imitar os sons da fala humana.

Referências:

http://www.ninha.bio.br/biologia/beluga.html

https://www.infoescola.com/biologia/baleia-branca/

Leia também:

Baleias transmitem informações de uma geração para a outra