Novas pesquisas mostram que os corvos talvez sejam ainda mais inteligentes do que jamais imaginamos.
Um novo estudo descobriu que os corvos da Nova Caledônia (Corvus moneduloides) podem fazer suas próprias ferramentas, combinando várias partes diferentes, uma capacidade que só foi observada anteriormente em grandes símios (incluindo nós).
Mesmo as crianças não conseguem dominar essa façanha durante vários anos de vida, pois exigem uma boa dose de visão, capacidade intelectual e habilidades para resolver problemas.
“A descoberta é notável porque os corvos não receberam assistência ou treinamento para fazer essas combinações, eles descobriram por si mesmos”, disse Auguste von Bayern, primeiro autor do estudo do Instituto Max-Planck de Ornitologia e da Universidade de Oxford, em um comunicado.
Conforme relatado na revista Scientific Reports, os cientistas apresentaram aos 8 corvos uma caixa transparente contendo uma bandeja de comida.
Para iniciar a pesquisar, os corvos tiveram que enfiar um pedaço de pau em um pequeno buraco e empurrar a comida até uma abertura no lado da caixa.
No início, os pesquisadores deixaram bastões longos o suficiente perto da caixa. Com certeza, os corvos rapidamente aprenderam que podiam pegá-los, enfiá-los no buraco e obter o petisco. No entanto, eles deixaram pedaços menores, muito curtos para alcançar a comida, que poderiam ser combinados um com o outro para formar uma vara longa o suficiente.
Notavelmente, quatro dos oito corvos juntaram os bastões para fazer um bastão mais longo, então usaram-no para arrancar a comida – eles haviam feito sua própria ferramenta.
“É possível que eles usem alguma forma de simulação virtual do problema como se diferentes ações fossem desempenhadas em seus cérebros até que eles descobrissem uma solução viável, e depois o fizessem”, acrescentou Alex Kacelnik, da Universidade de Oxford.
Um corvo, especialmente esperto chamado Mango, foi capaz de fazer ferramentas compostas de três ou até quatro partes, criando um bastão super-longo capaz de arrancar a comida a uma distância considerável.
É amplamente sabido que os corvos estão entre os poucos animais que podem dominar o uso de ferramentas na natureza e em cativeiro.
Recentemente, outro estudo mostrou que eles podem aprender novas técnicas de fabricação de ferramentas e aplicá-las da memória de uma forma nunca antes vista em animais, além de nós mesmos e de nossos ancestrais.
Vamos apenas esperar que eles usem seus impressionantes poderes cerebrais para o bem e não para o mal.
Fonte:
Referências:
https://www.nature.com/articles/s41598-018-33458-z
[Biologia]