Pesquisadores Finalmente Revelam: O Centro da Terra é Sólido!

Sólido

Pesquisa conduzida por uma equipe de cientistas da Universidade Nacional da Austrália mostra evidências concretas de que o centro da Terra é sólido, algo que até agora era apenas uma suspeita.

Divulgado na revista Science neste mês, o estudo afirma ainda que o sólido é mais macio do que se pensava.

O  núcleo central da Terra como “um planeta dentro de um planeta

Uma esfera quente com uma massa de cem quintilhões (1 seguido de 30 zeros) de toneladas de ferro e níquel que está a 5 mil km debaixo de nossos pés, à espera de ser descoberta.

Por ora, chegar a essa profundidade é impossível, então a forma de aprender sobre o núcleo interno é através de ondas sísmicas.

Como foi o estudo

Eles usaram uma técnica chamada de correlação de campo de onda, onde eles buscam por similaridades entre os sinais de dois receptores depois de um grande terremoto, ao invés de buscarem pela chegada das ondas diretas.

Basicamente, eles pegam um sismograma que é o registro das ondas geradas por um terremoto, jogam fora as 3 primeiras horas de sismogramas e focam nas 10 horas depois do sismo ter acontecido.

Usando então uma rede global de estações sismológicas, ele pegam cada par de receptor para cada grande terremoto e calculam uma correlação cruzada entre eles, isso mede a similaridade.

Com essa medida de similaridade eles conseguem construir um correlograma que nada mais é que uma impressão digital da Terra.

Os resultados então podem ser usados para inferir a existência das Ondas J e inferir a velocidade das ondas cisalhantes no núcleo interno.

Com essa informação eles podem afirmar que o núcleo interno da Terra é sólido, porém mais “macio” do que se pensava, ele tem propriedades elásticas parecidas com o ouro e com a platina.

Para que saber disso?

Pois o núcleo interno da Terra é como uma máquina do tempo, sabendo disso é possível entender como a Terra se formou e evoluiu.

Além disso, entender o núcleo interno da Terra, tem uma consequência direta com o entendimento sobre o campo geomagnético do nosso planeta, que é essencial para vida.

O trabalho não para por aí, pois ainda é necessário saber a temperatura, a idade e quanto tempo ele levou para se solidificar. Mas não duvide dos cientistas eles conseguirão desvendar esses mistérios sobre o nosso planeta.

Fontes:

https://phys.org/news/2018-10-earth-core-solid.html

https://www.bbc.com/portuguese/geral-45957973

Leia também:

Pesquisadores finalmente revelam o interior de Júpiter