Essa aranha horripilante parece uma criatura saída de Stranger Things

Essa aranha horripilante parece uma criatura saída de Stranger Things

Pode acreditar: Esta aranha é real

Medindo não mais que 3 cm, as caranguejeiras do gênero Cyclocosmia talvez sejam as aranhas mais incríveis e estranhas já conhecidas.

Elas não só possuem o abdome que parece ter sido cortado ao meio, como também têm a traseira “tatuada” que serve como um tampão de camuflagem.

Quando se sentem ameaçadas as caranguejeiras Ravine, como são conhecidas, cavam uma pequena toca no solo onde entra de cabeça deixando apenas a “bundinha” achatada, endurecida e bastante resistente selando a abertura.

Este fenômeno é conhecido como fragmose que consiste na obturação do ninho com uma parte do próprio corpo. Este comportamento mantém os potenciais predadores confusos.

Por causa desta morfologia abdominal e do comportamento de fragmose, essas aranhas são muito difíceis de serem vistas e existem poucos pesquisadores se especializando neste grupo no mundo.

Os padrões das tatuagens no disco abdominal são diferentes em cada espécie do gênero e por isso suas formas e desenhos são utilizados na identificação específica.

As Cyclocosmias pertencem à família Ctenizidae e são encontradas geralmente na América do Norte.

4665974834_7eb968091e_z

Ela usa seu abdômen como um escudo para se proteger contra os predadores. Se um predador tentar entrar no seu túnel, a aranha se enrosca em uma passagem apertada e usa seu abdômen rígido para bloqueá-lo.

É assim que ela fica quando está se escondendo. Só a “bundinha” de fora!

BsHRg---Cópia

Espinhas fortes estão localizadas em torno da borda do disco. As quatro fieiras são encontradas logo antes dela, com fieiras posteriores, retráteis, particularmente grandes.

As espécies neste gênero são distinguidas umas das outras pelo padrão do disco abdominal, o número de pelos e a forma dos espermatecas.

Existem registros com mais de mil anos sobre a existência dessas aranhas, mas elas só foram descritas cientificamente no comecinho do século 20.

Esses animais foram vistos pela primeira vez na China no ano 2000, na região de Lushan, na província de Sichuan, e apenas seis exemplares foram encontrados desde então.

Fonte: 

Diário de Biologia

Leia também:

Seu Apêndice Realmente Serve para um Propósito