Seu Apêndice Realmente Serve para um Propósito

Para que serve o apêndice?

Além de causar apendicite? Até há bem pouco tempo, a resposta seria “para nada”. O apêndice era considerado um órgão vestigial, ou seja, um vestígio da evolução cuja função havia sido perdida com o tempo – praticamente um fóssil em nosso abdome.

Mas, em 2007, cientistas da Universidade Duke, nos EUA, divulgaram que ele fabrica e serve como depósito de bactérias que auxiliam na digestão.

“Além disso, também apresenta um conglomerado de células linfóides, que produzem anticorpos e ajudam na defesa do organismo”, afirma Marco Aurélio Santo, cirurgião do aparelho digestivo do Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Essa função era muito útil milênios atrás.

Em um mundo esparsamente povoado, quem tivesse sua flora intestinal dizimada por uma diarreia brava, por exemplo, teria mais dificuldades para reconstruí-la, já que povoamos o intestino com bactérias adquiridas de outras pessoas – as primeiras vêm já no leite materno.

Apesar do passado glorioso, o apêndice tem hoje um papel supérfluo. “A retirada do apêndice não provoca nenhuma deficiência no organismo e, se ele tem alguma função complementar, ela é facilmente compensada”, afirma Santo.

Já a apendicite continua firme e forte: mortal, já atingiu ou atingirá 0,25% da população brasileira. Alimentação balanceada, com muitas fibras, garante o bom funcionamento do intestino, mas não impede que alguém saudável venha a ter uma crise de apendicite.

DEVE-SE EVITAR A RETIRADA DO APÊNDICE?

Apesar da importante função proposta pela equipe de cientistas da Universidade de Duke, não se deve esquecer que o apêndice tem o seu lado vilão.

Ao sofrer inflamação, ele pode levar à obstrução dos intestinos, causando a apendicite aguda, que pode levar à morte. Portanto, nesse caso, ele deve, sim, ser retirado.

Mas não se preocupe, pois as infecções severas, por cólera ou disenteria, são raras em nações ou regiões industrializadas. As pessoas que habitam esses locais podem viver normalmente sem o apêndice.

Fontes:

Super Interessante

UOL

Leia também:

Tomar sorvete de manhã pode melhorar o seu desempenho mental