Os tigres podem ser extintos em 10 anos; entenda

Tigres

Os tigres da espécie Panthera tigris podem ser extintos em menos de uma década, caso a sociedade continue a destruir a natureza. O alerta é de Howard Jones, CEO da instituição da vida selvagem britânica Born Free.

“É inimaginável pensar em um mundo sem tigres, mas a menos que ajamos agora, as consequências podem ser terríveis”, disse em entrevista ao Mail Online.

O World Wildlife Fund (WWF) e Global Tiger Forum calcularam, em 2016, que houve queda de 96% no número de tigres nos últimos 100 anos – caindo de 100 mil para menos de 4 mil desde o início do século 21.

Décadas de caça, contrabando e destruição de habitat fizeram com que os tigres vivos ocupem atualmente apenas 7% das regiões que habitavam antigamente.

A Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) lista esses felinos como ameaçados e estima que existem entre dois mil e três mil indivíduos maduros em estado selvagem.

Em comparação, são quase sete mil tigres vivendo em cativeiro nos Estados Unidos, em zoológicos ou mesmo ambientes domésticos.

Tigres
TIGRES DA ESPÉCIE PANTHERA TIGRIS (FOTO: LOTSE/WIKIMEDIA COMMONS)

A IUCN afirma que tendências populacionais mostram que o número de tigres está diminuindo, enquanto o WWF os descreve de forma mais otimista.

A discrepância pode ser resultado da inclusão ou exclusão de indivíduos que ainda não atingiram a maturidade, ou ainda diferenças nos métodos de contagem.

De qualquer maneira, preservar o meio ambiente é importante para a segurança da fauna e da flora do planeta.

Fontes:

https://dailym.ai/2S3Ks1a

Revista Galileu

Leita também:

Por que o Brasil está infestado de escorpiões?