A luz do Sol leva cerca de 170.000 anos para chegar na Terra

Sol

Que nada é mais rápido que a velocidade da luz todo mundo já sabe. Mas será que luz do Sol leva cerca de 8 minutos para chegar na Terra?

A velocidade da luz no vácuo é uma constante universal, que é importante em muitas áreas da Física.  

Seu valor é exatamente 299.792.458 metros por segundo (ou 300.000 km/s, como também é utilizado), que define que o tamanho de um caminho percorrido pela luz no vácuo dura o intervalo de 1/299.792.458 de um segundo.

A distância da Terra ao Sol é cerca de 150 milhões de quilômetros.Esta distância varia com o ano de um mínimo de 147,1 milhões de quilômetros no periélio a um máximo de 152,1 milhões de quilômetros no afélio, em torno de 4 de julho.

Como calcular  quanto tempo a luz do Sol leva para chegar na Terra?

Você pega a distância média da Terra entre o Sol e divide pela a velocidade da luz. Mas se eu te dissesse que oito minutos não é a resposta correta?

As pessoas que dizem que a luz do Sol leva cerca de 8 minutos para chegar na Terra estão errado por algo na ordem de 170.000 anos.

Movimento browniano

Dentro do sol, os fótons, ou partículas leves, não fazem um traço direto, então leva muito mais tempo.  Em vez disso, eles seguem um caminho que é conhecido como o “andar do bêbado”

Imagine um homem tão bêbado que não pode caminhar em linha reta. Ele está apoiado em um poste e ele só quer chegar ao próximo. Mas cada vez que dá um passo, está em uma direção aleatória.

Então nós podemos usar a distância média que o bêbado percorreu desde o poste. E a posição final desde que todos os passos tenha a mesma probabilidade de ser para frente ou para trás é a própria origem do sistema  do sistema browniano.

Mas como isso se aplica ao Sol?

A ideia do andar do bêbado ao acaso é a exatamente a mesma, a diferença, é que no movimento browniano ele é causado pela colisão entre partículas e no Sol não tem colisões de fótons.

Tudo começa no núcleo, onde bilhões de átomos de hidrogênio se fundem um com o outro para criar hélio. Este processo cria dois tipos de partículas:

os neutrinos, que são partículas elementares que mal interagem com a matéria física, e os raios gama, que são fótons de alta energia que interagem com a matéria de uma maneira grande.

Viagem do fóton ou passeio aleatório

Os neutrinos disparam pelo sol sem problemas, mas cada vez que os raios-gama colidem com um átomo, eles são absorvidos e re-emitidos em uma direção aleatória.

Se você está pesquisando quanto tempo vai levar para um fóton médio chegar ao núcleo do sol, as respostas são sempre vagas e variam de 10 mil a 50 milhões anos.

Andar do bêbado lembra?  Na verdade, fazer tal cálculo seria muito complexo e não teria muito uso, então ninguém gastou muita energia nisso.

Para saber mais assista ao vídeo do canal Ciência Todo Dia

Camisetas de Ciência: http://bit.ly/2EQmWOH
Use nosso cupom de desconto: REALIDADE

Referências:

Curiosity

http://www.astronoo.com

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sol

Mega Curioso

Leia também:

20 grandes pensamentos filosóficos que vão abrir sua mente