Algo enorme bateu em Júpiter e astrônomos amadores capturaram

Algo bateu em Júpiter e astrônomos amadores o capturaram

Astrônomos amadores do Japão e da China registraram um flash de impacto em Júpiter.

O impacto em Júpiter aconteceu em 28 de agosto de 2023 às 16:45:57 pelo horário internacional (01h45 da madrugada pelo horário do Japão).

Quem deu o alerta foi o astrônomo amador Tsutomu Ishibashi, que conseguiu registrar o impacto. Marc Delcroix, astrônomo amador situado na França alertou outros observadores para coletar o máximo de registros possível deste impacto em Júpiter.

Satoshi Ota, no Japão, e Qiqi Liu, na China, também conseguiram registrar o flash de impacto em Júpiter nesse dia 28 de agosto.

O que colidiu com Júpiter?

Até o momento, não se sabe ao certo se foi asteroide ou cometa.

Júpiter é frequentemente atingido por objetos celestes devido à sua proximidade com o cinturão de asteróides do Sistema Solar e à sua enorme atração gravitacional que atrai objetos que passam como uma bola de gude em uma pia.

Um estudo de 2013 sugeriu que Júpiter é atingido por objetos entre 5 a 20 metros de diâmetro cerca de 12 a 60 vezes por ano. Objetos maiores que 100 metros provavelmente impactarão Júpiter a cada poucos anos.

Isso é aproximadamente 10.000 vezes maior que a taxa de impacto de objetos semelhantes na Terra.

Os astrônomos capturaram momentos de impacto no gigante gasoso algumas vezes. O primeiro caso ocorreu em 1994, quando o cometa Shoemaker-Levy 9 colidiu com o gigante gasoso, fazendo história como a primeira observação direta de dois corpos colidindo no Sistema Solar.

Desde então, foram feitas pelo menos mais oito observações do impacto de Júpiter, a partir de 2021. Isto inclui uma colisão especialmente espetacular em setembro de 2021.

Assista ao vídeo abaixo:

Fonte:

[IFLSCIENCE]

Realidade Simulada