Alguns fatos incríveis que você nunca soube sobre o sistema solar

Muitas são as dúvidas dos cientistas e pesquisadores a respeito do nosso Sistema Solar. Apesar de todas as pesquisas e descobertas, ainda há muito lá fora que permanece desconhecido. No entanto, a medida que nossa ciência avança, mais conhecemos sobre esse pedacinho do universo que nos acolheu.

Hoje, listamos para vocês alguns fatos que você provavelmente nunca soube sobre ele. Confira!

Uma jornada muito longa da Terra ao Sol

A luz solar leva cerca de 8 minuto para chegar ao nosso planeta. Isso, porque a distância real da Terra ao Sol é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros. Ou seja, a luz do sol que estamos vendo em um determinado instante ocorreu na verdade foi emitida da superfície solar a 8 minutos antes de a vermos.

Anéis de Saturno

Saturno
Saturno

Os anéis de Saturno tem diâmetro de aproximadamente 274.000 quilômetros e apenas 5 quilômetros de largura. Dessa forma, seria impossível vê-los de lado devido ao pequeno comprimento.

Orbitas em forma de ovo

Orbitas
Orbitas

Todos os planetas do nosso Sistema Solar giram em torno do sol. No entanto, muitas pessoas acreditam que eles orbitam como uma circunferência. Mas, na realidade, as órbitas dos planetas são elípticas, ou seja, círculos levemente alongados em dois de seus lados e achatados pelos outros. Se parecendo mais com a forma de um ovo do que um círculo.

5 – O maior de todos os planetas do Sistema Solar

Terra comparada com o planeta Júpiter
Terra comparada com o planeta Júpiter

De todos os planetas do Sistema Solar, Júpiter é o maior de todos. Até onde a ciência tem conhecimento, ele é constituído principalmente de gases e poeira. Ele é tão grande que caberiam em seu interior o equivalente a 1.317 planetas do tamanho da Terra.

A grande mancha vermelha em Júpiter seria um furação

A grande mancha vermelha de Júpiter
A grande mancha vermelha de Júpiter

Júpiter é conhecido por ser um gigante de gás. Sua aparência listrada é devido as correntes de gás que circulam em sua atmosfera. Mas o que intrigava a comunidade científica na verdade era um grande ponto vermelho, que mais tarde foi descoberto se tratar de um grande furacão. Ele tem dimensão de cerca de duas vezes o tamanho da terra.

O planeta mais quente do Sistema Solar

Vênus
Vênus

Apesar de Mercúrio ser o planeta mais próximo do Sol, Vênus é o planeta mais quente de todos. Isso porque sua atmosfera é composta em grande parte por ácido sulfúrico, que produz um efeito estufa natural grandioso. O que torna as temperaturas em sua atmosfera muito superiores aos outros planetas.

Fonte:

Supercurioso

Leia também: