Arquitetura sofisticada e trabalho metálico enterrado sob a superfície de uma ilha grega

Arquitetura sofisticada e trabalho metálico encontrado abaixo da clássica "Pirâmide" grega

Em uma nova descoberta, os arqueólogos descobriram o que parece ser arquitetura complexa e evidências de trabalho metálico enterrado sob a superfície de uma ilha grega.

Imagine isso: você está navegando pelo Mar Egeu e, ao longo do horizonte, vê uma “mega-pirâmide” aparentemente saindo do mar, brilhando no sol do Mediterrâneo. É o tipo de coisa que só se vem em novelas de romance.

É também a visão que os antigos navegadores gregos tinham da parte mais alta de Dhaskalio, localizado na ilha de Keros, teriam visto há 4.500.

A elevação em forma de pirâmide tem sido um sítio arqueológico na última década. No terceiro milênio a.C., os construtores que desenvolveram tal elevação esculpiram a terra com pisos graduados e o cobriram com pedra branca importada de Naxos, localizada a 10 quilômetros de distância.

Atualmente os pesquisadores estão cavando mais fundo. Segundo eles a civilização na época pode ter sido muito mais tecnicamente sofisticada do que imaginávamos.

Arqueólogos de três países diferentes no andamento da escavação descobriram avanços de artesanato de engenharia abaixo da saliência. Uma variedade de características impressionantes – incluindo uma série complexa de túneis de drenagem e trabalho em metal – significa que a arquitetura provavelmente foi multi-propósital e cuidadosamente planejada com antecedência.

A equipe de pesquisa calcula que mais de mil toneladas de pedra foram importadas e que quase todas as possíveis áreas da ilha foram construídas. Na época, teria sido uma das áreas mais densamente povoadas nas ilhas e o maior complexo conhecido nas Cíclades.

“O que estamos vendo aqui em metalurgia e, sobre outros aspectos, é o começo da urbanização: a centralização, o que significa a extração de comunidades distantes para localizações centradas”, disse o co-diretor da escavação Michael Boyd, da Universidade de Cambridge, em um comunicado.

O minério de metal importado teria sido fundido para o norte, onde as escavadeiras encontraram duas oficinas de trabalho de metais cheias de detritos e objetos relacionados, incluindo um machado de chumbo, um molde para adagas de cobre, dezenas de fragmentos de cerâmica de equipamentos de metalurgia e um forno de argila intacto.

Testes adicionais determinarão se os túneis de drenagem eram para água limpa ou esgoto.

As amostras de solo escavadas mostram cultivo de uvas e azeitonas, bem como restos de colheitas legumes, figos e cereais – a maioria dos quais os pesquisadores dizem ter sido importados assim como nos centros urbanos modernos.

“Keros provavelmente não era auto-sustentável, o que significa que grande parte desse alimento foi importado: à luz desta evidência, precisamos reconsiderar o que sabemos sobre os existentes sistemas para incluirmos a troca de alimentos”, disse o autor principal, Dr. Evi Margaritis, do Instituto Chipre em um comunicado.

Pensa -se também que Dhaskalio tenha sido um lugar onde rituais complexos foram realizados.

Os pesquisadores pretendem retornar este ano para novas escavações.

Arquitetura sofisticada e trabalho metálico enterrado sob a superfície de uma ilha grega
As escavadoras descobriram túneis de drenagem complexos e trabalhos em metal em uma ilha grega em forma de pirâmide. Michael Boyd.

Fonte:

https://goo.gl/d48h3v

Veja também:

As primeiras pirâmides foram construídas ao mesmo tempo em que os mamutes ainda viviam

Já descobrimos como foram erguidas as pirâmides e não foram os Ets