Caixa de vela de 500 anos atrás encontrada em uma geleira na Noruega

Caixa de vela

ARQUEÓLOGOS ENCONTRAM CAIXA USADA EM TRANSPORTE DE VELAS DE 500 ANOS, NA NORUEGA

Em um ótimo estado de conservação, o item foi descoberto em uma geleira em degelo.

Uma descoberta impressionante foi feita por arqueólogos do Programa de Arqueologia da Geleira em Innlandet, na Noruega, que estavam fazendo uma busca na geleira Lendbreen, no Parque Nacional de Breheimen. Eles encontraram uma antiga caixa de velas.

Como noticiou o portal Phys, o item foi descoberto nas bordas da geleira que está em processo de degelo. A divulgação da descoberta foi feita por meio da página oficial do programa no Facebook e no Twitter.

“Essas caixas de velas são conhecidas desde tempos recentes aqui na Noruega.

Eles eram usados ​​para transportar velas entre as fazendas principais e as fazendas de verão. Agora sabemos que essas caixas de velas foram usadas há muito tempo”, escreveram.

Os pesquisadores notaram que, dentro da caixa, estava uma vela provavelmente feita de cera de abelha, o que fez com que eles datassem a caixa do período entre 1475 e 1635. Assim, o artefato pode ter entre 386 e 546 anos.

A caixa está em ótimo estado de conservação, segundo os arqueólogos, e é feita de madeira de pinho.

Ela estava com a tampa ainda firme, muito bem preservada devido ao gelo que a guardou por tantos anos.

Durante o projeto, os especialistas também fizeram outras descobertas. Foram encontrados lanças, bengalas, coleiras de cachorro, luvas, raquetes de neve e, inclusive, o esqueleto de um cão de estimação.

As caixas de velas eram comuns na área naquela época

Os fazendeiros levavam seu gado para as pastagens de verão (uma prática chamada seterbruk) através da passagem de Lendbreen, até onde o alimento para o gado era mais abundante.

Os arqueólogos descrevem a caixa de velas como estando em excelentes condições, tendo sido preservada no gelo por centenas de anos.

A tampa ainda estava firmemente no lugar e, uma vez aberta, a cera de abelha e o pavio pareciam prontos para uso.

Não se sabe como a caixa de velas e seu conteúdo acabaram na geleira, mas parece que algo interrompeu o seterbruk de um casal, deixando seus pertences para serem enterrados na neve que caía sobre uma geleira.

Fonte:

Aventuras Na História

[História]