Cientistas desenvolveram uma lente de contato que dá zoom

Lente de Contato

Lente de contato criada por cientistas dá zoom quando usuário pisca

Já imaginou poder dar um superzoom com seus olhos quando quiser enxergar algo mais de perto? Parece coisa de Tony Stark, mas não: é uma invenção real de cientistas da Universidade da Califórnia, em San Diego:

uma lente de contato que, controlada por movimentos oculares, pode ‘dar zoom’ na imagem. Para isso, basta o usuário piscar duas vezes, seguidamente.

E como funciona esse mecanismo?

Para desenvolver o produto, os pesquisadores mediram a quantidade de impulsos elétricos envolvidos em um piscar de olhos e aplicaram os resultados à nova tecnologia. Em volta da lente, há cinco eletrodos que agem como músculos:

quando a pessoa abre e fecha os olhos rapidamente, a lente fica mais convexa, proporcionando o efeito de aproximação.

Os cientistas mediram os sinais eletro-oculográficos gerados quando os olhos fazem movimentos específicos (para cima, para baixo, para a esquerda, para a direita, piscam, piscam duas vezes) e criaram uma lente que responde diretamente a esses impulsos elétricos.

Ela é capaz de mudar sua distância focal dependendo dos sinais gerados.

Feita de polímeros que “esticam” quando a corrente elétrica é aplicada, a lente é controlada por cinco eletrodos ao redor do olho — que agem como músculos. Quando o polímero se torna mais convexo, ela aumenta o zoom.

‘Mesmo que seu olho não consiga ver nada, muitas pessoas ainda podem mover o globo ocular e gerar este sinal eletro-oculográfico’, explica Shengqiang Cai, coordenador da pesquisa, em entrevista ao site New Scientist.

Os criadores acreditam que a inovação pode ser usada em ‘próteses visuais, óculos ajustáveis e robótica operada remotamente, no futuro’.

Os cientistas disseram que a ideia é usar a lente em próteses visuais e óculos ajustáveis. Ainda não há, porém, previsão de quando ela chegará ao mercado.

Fonte:

Olhar Digital

[Saúde]