Cirurgiões chineses usam técnica esquisita para cultivar partes do corpo

(Foto: Reuters/Stringer)

Cultivando partes do corpo

Quando uma parte do corpo é arrancada, conseguir recuperar ela é muito difícil. A pessoa precisa correr imediatamente para o hospital, mesmo se colocar a parte perdida no gelo, isto só vai dar algumas horas para que o membro amputado seja novamente recuperado.

A temperatura ajuda a diminuir o tempo em que o corpo entra em necrose. Mas o mais importante para o organismo é o suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes.  A falta de sangue é o que mata uma mão que foi decepada por exemplo.

China

Hap/Quirky China New
HAP/Quirky China New

Na China, os médicos cirurgiões estão resolvendo estes problemas. Com técnicas apuradas na ligação entre vasos sanguíneos, os chineses foram capazes de recuperar a mão de um operário que se acidentou durante o trabalho. Xiao Wei, o trabalhador, praticamente perdeu o braço em uma máquina.

Para conseguir tratar o braço e não perder a mão do paciente, os médicos decidiram adaptar a mão de Wei através de vasos sanguíneos próximos ao tornozelo dele. Um mês depois, o braço de Wei estava totalmente curado e foi possível transplantar a mão novamente para seu lugar correto.

Os médicos ainda precisam fazer uma série de cirurgias para poder tornar a mão de Wei funcional mais uma vez. Mas eles estão otimistas e não é para menos. A medicina na China mostra um avanço muito grande nos casos de transplantes.

Cirurgiões chineses fazem crescer ‘nariz’ artificial na testa de paciente

 (Foto: Reuters/Stringer)
(Foto: Reuters/Stringer)

Em 2013, um caso que correu o mundo mostrou a qualidade e técnica dos cirurgiões chineses. Um homem teve seu nariz reconstruído após um acidente de trânsito. O nariz foi “cultivado” com pedaços de cartilagem retirados de sua costela, desenvolvendo o órgão na testa.

O paciente Xiaolian, de 22 anos, sofreu um acidente de carro em agosto do ano passado, quando teve um trauma no nariz.

Depois de vários meses, a infecção, que não foi tratada adequadamente, corroeu grande parte da cartilagem do nariz, tornando a reparação impossível para os cirurgiões. A equipe do hospital na cidade de Fuzhou, na província de Fujian, decidiu, então, construir um nariz artificial para substituir o original.

Isso foi possível graças ao implante de um expansor de tecido da pele no formato de um nariz na testa de Xiaolian. Cartilagem retirada da costela do paciente também foi utilizada na construção do órgão artificial.

Cirurgiões afirmam que o nariz tem um bom formato e que a cirurgia de transplante pode ser realizada em breve, segundo relatos da mídia local.

Camisetas de Ciência: http://bit.ly/2EQmWOH
Use nosso cupom de desconto: REALIDADE

Fonte:

Biologia Total

Referência:

G1

Leia também:

Os planetas são redondos e não se trata de uma simples coincidência