Conheça 5 grandes tubarões que dominam os oceanos

Tubarões

Você deve saber muito sobre os grandes tubarões-brancos, mas e sobre estes outros grandes animais? Já ouviu falar?

Quando você ouve a palavra ‘tubarão’, o grande tubarão-branco pode ser o primeiro animal que vem à mente. Mas esse predador nato representa apenas uma das quase 500 espécies de tubarão.

Conheça cinco outros grandes tubarões que ajudaram a manter os oceanos saudáveis.

1. Tubarão-galha-preta (Carcharhinus Limbatus)

Também conhecido como Serra Garoupa, o Tubarão Galha Preta possui esse nome devido as pontas de suas nadadeiras serem bem escuras, característica bem evidente quando jovens, e a medida que cresce, tende a desaparecer.

Podendo atingir 2,4 metros de comprimento e pesar 123 kg, são encontrados em águas tropicais e subtropicais. No Brasil são encontrados em toda costa.

São pelágicos oceânicos e costeiros, onde raramente são avistados em profundidades abaixo de 30 metros, e podem ser avistados em regiões estuarinas, baías, mangues e lagoas de água salobra.

Tubarão Galha Preta
Créditos: Dylan O’Donnell

2. Tubarão-mangona (Carcharias Taurus)

Os tubarões-mangona conseguem detectar as presas utilizando um sexto sentido eletromagnético. Na região do nariz, os tubarões-mangona possuem mais de 1.500 bolsas, ou ampolas com conteúdo gelatinoso, que captam os sinais elétricos emitido pela respiração e batimento cardíaco dos peixes.

Até mesmo os peixes capazes de se camuflar no leito do oceano correm o risco de serem pegos. Quando o peixe é descoberto, os tubarões-mangona, também conhecidos como tubarões-touro, usam seus dentes, que mais se parecem agulhas, para capturar a presa.

Tubarão-mangona
Aquário Marinho do Rio de Janeiro

3. Tubarão-tigre (Galeocero Cuvier)

Um dos maiores predadores do mar é o tubarão-tigre que pode atingir mais de 5 metros de comprimento e pesar mais de 600 kg.

Em média esses tubarões não são tão pesados devido ao fato de que o seu corpo é mais delgado e ágil. O tubarão-tigre pode facilmente competir em relação a comprimento com o tubarão-branco.

Vale destacar que através de observação de especialistas concluiu-se que esse tubarão pode chegar a atingir um comprimento de 7,5 metros e pesar 807 kg de peso.

Ataques desses tubarões são bem raros, porém, o tubarão-tigre é responsável por uma grande quantidade de ataques fatais. Uma espécie considerada uma das mais perigosas do mundo.

Um tubarão que é encontrado com frequência perto da costa principalmente em águas tropicais e subtropicais do mundo todo. Um predador que é conhecido por comer qualquer coisa.

Os tubarões-tigre encontram-se seguros nas águas protegidas das Bahamas
Os tubarões-tigre encontram-se seguros nas águas protegidas das Bahamas.

4. Tubarão-de-galápagos (Carcharhinus Galapagensis)

O Tubarão de Galápagos (Carcharhinus galapagensis) é uma espécie da família Carcharhinidae, encontrado em diversas partes do mundo.

A espécie foi catalogada em 1905, depois que espécimes foram encontradas nos mares em torno das Ilhas Galápagos.É uma espécie de tubarão considerada grande pois os adultos frequentemente atingem 3m.

Uma característica identificadora desta espécie é a sua primeira barbatana dorsal, que tem uma ponta ligeiramente arredondada e se origina sobre as pontas traseiras das barbatanas peitorais.

Tubarão-de-galápagos
Foto: Niall Kennedy

5. Tubarão-baleia (Rhincodon Typus)

Dentre todas as espécies de tubarão, o tubarão-baleia é a maior podendo medir entre 9 e 12 metros de comprimentos. Esses peixes podem chegar a pesar mais de 12 toneladas.

A alimentação desse tubarão é feita através da filtragem, a sua boca pode ter até 1,5 metro de largura e conta com 10 blocos de filtros. São encontradas entre 300 e 350 fileiras de pequenos dentes nessa boca.

A dieta do tubarão-baleia consiste em macro-algas, plâncton, pequenos polvos, krill e ainda outros invertebrados que são filtrados pela sua grande boca. Um tubarão encontrado em oceanos quentes e tropicais. Não se engane pelo tamanho esse tubarão é um animal inofensivo.

Tubarão-baleia
Tubarão-baleia

Referências:

http://portalmarte.com.br

http://meioambiente.culturamix.com

https://biologo.com.br

Leia também:

Estudo explica como Sonar de navios militares está matando baleias