Cientistas concluíram que adaga do faraó do Egito veio do espaço

Adaga

Pesquisadores concluíram que uma adaga encontrada no sarcófago do faraó Tutancâmon (1346-1327 a.C.) veio, literalmente, do espaço.

Em uma análise para determinar a origem do ferro que compõe a arma, os cientistas descobriram que o material é proveniente de um meteorito.

O estudo, feito em parceria pelo Museu Egípcio do Cairo e pelas universidades de Pisa e Politécnica de Milão, foi publicado na revista científica Meteoritics & Planetary Science.

Os cientistas escreveram no artigo que a descoberta desta adaga feita com ferro de meteorito é um grande passo na elucidação do misterioso “ferro caído do céu”, relatado em diversos textos egípcios, hititas e mesopotâmicos.

De que és feita, ó adaga?

A técnica usada pelos pesquisadores para a analisar a adaga não danificou o objeto.

Eles realizaram uma forma de análise não invasiva, utilizando um espectrômetro de fluorescência de raios-X, que pode determinar a composição química dos materiais.

De acordo com o estudo publicado, a lâmina da adaga encontrada na tumba de Tutancâmon contém cerca de 11% de níquel.

Artefatos produzidos com minério de ferro terrestre apresentam índices de, no máximo, 4% de níquel.

“O ferro de meteorito está claramente indicado pela presença de alta porcentagem de níquel”, disse Daniela Comelli, da Universidade Politécnica de Milão, em entrevista ao canal Discovery News.

Além das taxas correspondentes de níquel, os pesquisadores encontraram na lâmina menores quantidades de carbono, cobalto, enxofre e fósforo, elementos comumente encontrados em meteoritos.

Agora, os pesquisadores continuarão a analisar os outros objetos encontrados na tumba do faraó, que morreu jovem, aos dezenove anos, de causas desconhecidas.

Em paralelo às análises, os pesquisadores estão comparando amostras de meteoritos ferrosos catalogados que tenham caído num raio de dois mil quilômetros ao redor do Mar Vermelho.

Nova Descoberta

Novo estudo aponta para uma origem incerta da lâmina espacial do faraó. Seu punho de ouro parece ter sido feito com gesso de cal, um material adesivo que não foi usado no Egito até muito mais tarde, mas estava sendo usado em outros lugares.

Os pesquisadores dizem que isso “indica sua origem estrangeira, possivelmente de Mitanni, na Anatólia, como sugerido por uma das cartas de Amarna dizendo que uma adaga de ferro com punho de ouro foi presenteada pelo rei de Mitanni a Amenhotep III, o avô de Tutancâmon”.

É possível, então, que o rei Tut tenha herdado a adaga, pois foi transmitida pela família, tendo sido originalmente forjada fora do Egito.

Fontes:

Revista Galileu

IFLSCIENCE

[Egito]