Conheça as 10 maiores estrelas já encontradas no nosso universo

Maiores estrelas

O que são estrelas?

As Estrelas são corpos celestes que têm luz própria. Elas são, na verdade, esferas gigantes compostas de gases que produzem reações nucleares mas, graças à gravidade, podem se manter vivas (sem se explodir) por trilhões de anos.

Na nossa galáxia – a Via Láctea – existem mais de cem bilhões de estrelas. O Sol é uma delas.

Alguns pontos importantes sobre a lista das 10 maiores estrelas do universo:

Existem muitas incertezas na determinação do tamanho de determinadas estrelas, pois elas podem ser estrelas variáveis, podem ser estrelas ainda mergulhadas num disco de poeira e todas essas variáveis prejudicam a medição precisa do tamanho.

Provavelmente você encontrará listas que divergem um pouco dessa, não nas estrelas, mas mais provavelmente na colocação delas, essa divergência surge dessas incertezas.

Por todos esses pontos a pesquisa não é fácil de ser feita, e por esse motivo também a lista não é completa e nem definitiva, ela pode sofrer alterações.

Outro ponto importante, a lista não leva em conta a luminosidade, e nem o brilho aparente das estrelas, essas seriam outras listas que deveriam ser construídas.

As 10 Maiores Estrelas do Universo são:

1. UY Scuti

Resultado de imagem para UY Scuti

É considerada atualmente a maior estrela já descoberta. Seu diâmetro é de 2.375.828.000 km, com um volume de aproximadamente 5 bilhões de vezes o tamanho o Sol. Fica situada na constelação de Scutum.

2. NML Cygni

Wikipedia

A hipergigante vermelha fica a 5.300 anos-luz da Terra, com cerca de 1.650 raios solares.

3. RW Cephei

Wikipedia

Tem o raio estimado em 1.636  raios solares e é quase tão grande quanto a órbita de Júpiter.

4. WOH G64

Crédito: NASA, ESA, Hubble Space Telescope
Crédito: NASA, ESA, Hubble Space Telescope

Um estrela hipergigante do universo é a WOH G64 que também tem um brilho avermelhado e cujo diâmetro corresponde a cerca de 2.000 sóis. Aparentemente a sua posição está na Grande Nuvem de Magalhães com cerca de 1.540 raios solares.

5. Westerlund 1-26

Westerlund
Este é o super-aglomerado estelar Westerlund 1. Crédito: ESO/VPHAS+ Survey/N. Wright

É uma supergigante vermelha que, apesar de jovem, está perto do final da sua vida – proximamente veremos uma supernova. As estrelas massivas “explodem” como supernova.

Quanto mais massiva for uma estrela, menos tempo de vida tem. W1-26 tem um tempo de vida de alguns milhões de anos, estando já perto da sua “morte” como supernova. 1.530 x Raio Solar

6. VX Sagittarii

Resultado de imagem para VX Sagittarii

Uma das maiores estrelas já descobertas, porém com o raio difícil de ser definido. É da categoria das hipergigantes e é pulsante variável.  1.520 x Raio Solar

7. VV Cephei A

VV Cephei A, a supergigante, é uma das maiores estrelas conhecidas e possui cerca de 1050 a 1900 vezes o diâmetro do nosso Sol (se VV Cephei fosse colocada no centro de nosso sistema no lugar do Sol, sua superfície se estenderia além da órbita de Júpiter).

8. VY Canis Majoris

Imagem relacionada

VY Canis Majoris (VY CMa) é uma estrela hipergigante vermelha localizada na constelação do Cão Maior.  Já é conhecida há cerca de 200 anos, e encontra-se a 4500 anos-luz da Terra.

Deverá ter 1.420 raios solares. A estrela tem o volume de cerca de 3 mil milhões planetas Terra. Tem perdido bastante massa, e poderá explodir como supernova a qualquer momento, provavelmente dentro de 3000 anos.

KY Cygni

Localizada na constelação de Cygnus, é dona de cerca de 1.420 vezes ou mais o diâmetro do Sol

AH Scorpii

Da constelação Scorpius, está a 12 mil anos-luz da Terra e tem o diâmetro em torno de 1.411 raios solares

Todas as estrelas aqui listadas tiveram seu tamanho comparado ao raio do Sol que é de aproximadamente 695500 quilômetros.

Referências:

https://www.bol.uol.com.br

https://brasilescola.uol.com.br

http://www.astropt.org

Leia também:

A Via Láctea vai colidir com outra galáxia e vai ser incrível