Os tubarões podem não ser tão mortíferos como a reputação deles sugerem, mas ainda são a última coisa em que gostaríamos de encontrar enquanto nos aventuramos no oceano.
Pior que encontrar um tubarão seria encontrar um tubarão pré-histórico.
Helicoprion era um grande animal pré-histórico de tubarão – o maior animal marinho na Terra durante o seu tempo.
Enquanto fósseis parciais levaram inicialmente os especialistas a acreditar que Helicoprion tinha apenas 10 a 13 metros de comprimento, estudos mais recentes concluíram que Helicoprion estava mais próximo de 9 a 12 metros de comprimento.
Isso não diminui o tamanho do megalodão, Helicoprion ainda era aproximadamente o dobro do tamanho do maior tubarão branco já registrado até o momento!
Olhando de frente, torna-se algo quase como de um filme de ficção científica. Em vez de um conjunto de dentes interligados, tinha uma roda vertical de dentes como uma serra elétrica.
Helicoprion é mais conhecido por ser o único animal, do passado ou do presente no mundo, com uma espiral completa de 360 graus de dentes.
Apelidado de “Motosserra Assassina”, Helicoprion usou seu conjunto único de dentes para cortar sua presa de uma forma semelhante à de uma serra circular.
Mistério do Dentes em espiral do Helicoprion
É difícil imaginar como esse tubarão usou esses dentes. Felizmente, estamos tendo uma ideia melhor de como a boca bizarra de Helicoprion realmente cortava sua presa.
Não tinha nenhum dente no maxilar superior, deixando muito espaço para a “serra” na linha inferior para se mover e entrar.
Portanto, os pesquisadores acham que sua forma de comer era cortando presas de corpo macio como lulas e polvos enquanto nadava pela água.
Então, o movimento para trás do maxilar inferior poderia empurrar os moluscos recentemente divididos na garganta do tubarão.
A espiral da morte
Você pode ter ouvido que os tubarões modernos têm múltiplas fileiras de dentes, e as linhas na parte de trás constantemente empurrando para a frente para substituir as que foram perdidas na frente.
Helicoprion não teria sido muito diferente. Na verdade, essa poderia ter sido uma das principais características – os que estavam no interior da espiral da roda iriam avançando lentamente para substituir os que estavam no lado de fora.
Os fósseis de dentes foram encontrados bem preservados, o que levou os especialistas a acreditar que o Helicoprion principalmente se alimentava de lulas e outra vida marinha sem ossos.
Veja também:
- http://realidadesimulada.com/pele-de-tubarao-e-avioes-mais-rapidos-veja-qual-relacao/
- http://realidadesimulada.com/video-mostra-baleia-protegendo-mergulhadora-de-tubarao/
Deixe um comentário