Conheça o rato-toupeira-pelado, o roedor que não envelhece

Conheça o rato-toupeira-pelado, o roedor que não envelhece

Escrever sobre o rato-toupeira-pelado é um problema. Ele tem tantas características bizarras, e não há espaço para escrever sobre todas elas.

Não. Não tem nada de errado com esse roedor da foto. O rato-toupeira-pelado é assim mesmo. Sua aparência física, no entanto, está longe de ser a característica mais interessante desse carismático animalzinho.

Habitante do leste africano, ele é resistente a alguns tipos de dor, e pode sobreviver até 18 minutos sem oxigênio.

Os poderes do rato-toupeira-pelado contra o câncer

Ninguém nunca descobriu um tumor em um rato-toupeira-pelado. Os cientistas criam grandes colônias dos roedores e já os observaram por muitos anos. Nunca se viu um indivíduo espontaneamente desenvolver câncer. Ele é praticamente imune ao câncer.

Não envelhece

Só que tem mais. Um recente estudo descobriu o que talvez seja o aspecto mais surpreendente do desnudo roedor: ele não envelhece. Os pesquisadores analisaram a história de vida de milhares de ratos-toupeira-pelados e descobriram que o risco de morrer não aumenta conforme o tempo passa.

A expectativa de vida dos roedores normalmente pode ser inferida com base em seu tamanho. Se um rato de laboratório vive até quatro anos, a toupeira pelada deveria chegar a até seis anos no máximo. Entretanto, chegam tranquilamente aos 30 e, mesmo nessa idade, as fêmeas se mantém férteis.

Os ratos-toupeira-pelados parecem burlar a lei de Gompertz, uma equação matemática que descreve o envelhecimento. Em 1825, o britânico Benjamin Gompertz calculou que as chances de morrer dobre a cada 8 anos depois dos 30. A regra funciona para todos os mamíferos, menos para as cobaias de Buffenstein.

Comportamento

Imagem relacionada

Os ratos-toupeiros-pelados vivem de forma muito similar às formigas. Essa espécie de rato é conhecida por viver a vida inteira (ou maior parte dela), por debaixo do solo, sendo , raramente vistos na superfície.

A rainha do grupo acasala-se com um único macho, é ela quem comanda os outros membros do grupo, ela mantém o controle através dos feromônios que libera em sua urina, quando os outros entram em contato com a urina ficam suscetíveis a ela.

A rainha impede qualquer membro do grupo de acasalar, as fêmeas são impedidas através dos feromônios, os machos são surrados e empurrados por ela quando estão com interesses reprodutivos.

A reprodução por parte dos membros do grupo só é feita quando um macho sai da toca, a procura de outra para poder acasalar.

Referências:

1- IFSCIENCE

2- REVISTA GALILEU

3- IG

4- WIKIPÉDIA

Leia também:

Conheça o maior e mais pesado peixe ósseo do mundo