Cientistas descobrem material que pode ser feito como um plástico, mas conduz como um metal
A pesquisa, publicada em 26 de outubro na Nature, mostra como fazer um tipo de material em que os fragmentos moleculares são misturados e desordenados, mas ainda podem conduzir eletricidade extremamente bem.
Isso vai contra todas as regras que conhecemos sobre condutividade – para um cientista , é como ver um carro andando na água e ainda a 110 km/h. Mas a descoberta também pode ser extraordinariamente útil; se você quiser inventar algo revolucionário, o processo geralmente começa com a descoberta de um material completamente novo.
“Em princípio, isso abre o projeto de uma classe totalmente nova de materiais que conduzem eletricidade, são fáceis de moldar e são muito robustos em condições cotidianas”, disse John Anderson, professor associado de química da Universidade de Chicago e da Universidade de Chicago.
“Não há uma teoria sólida para explicar isso”
Materiais condutores são absolutamente essenciais se você estiver fazendo qualquer tipo de dispositivo eletrônico, seja um iPhone, um painel solar ou uma televisão.
De longe, o maior e mais antigo grupo de condutores são os metais: cobre, ouro, alumínio. Então, cerca de 50 anos atrás, os cientistas conseguiram criar condutores feitos de materiais orgânicos, usando um tratamento químico conhecido como “doping”, que espalha diferentes átomos ou elétrons através do material.
Isso é vantajoso porque esses materiais são mais flexíveis e fáceis de processar do que os metais tradicionais, mas o problema é que eles não são muito estáveis; eles podem perder sua condutividade se expostos à umidade ou se a temperatura ficar muito alta.
Mas fundamentalmente, ambos os condutores metálicos orgânicos e tradicionais compartilham uma característica comum. Eles são compostos de fileiras retas e compactas de átomos ou moléculas. Isso significa que os elétrons podem fluir facilmente através do material, como carros em uma estrada. De fato, os cientistas pensavam que um material tinha que ter essas linhas retas e ordenadas para conduzir eletricidade de forma eficiente.
Saiba mais:
[Química]
Estamos falando em custo, quais são os custos para se produzir tal material. Quais benefícios advirão?, e quanto a viabilidade sustentável de produção e utilização a médio e longo prazo?
É melhor e mais viável que a transmissão da eletricidade pelo ar?, digo entre dois pontos separado pelo ar?
Muito grato!
Anfilófilo Moreira Matos