E se houvesse um buraco negro dentro do seu bolso?

E se um houvesse um buraco negro dentro do seu bolso?

O que aconteceria com você se um buraco negro do tamanho de uma moeda de repente aparecesse no seu bolso?

Resposta curta: você morreria. Resposta longa: depende. É um buraco negro com a massa de uma moeda, ou com a largura de uma moeda?

Supondo que uma moeda com cerca de 5 gramas de massa magicamente transforma-se em um buraco negro. Esse buraco negro teria um raio de 10 elevado a -30 metros.

Para comparação, um átomo de hidrogênio é cerca de 10 elevado a -11 metros. Então o buraco negro comparado a um átomo é menor que um átomo comparado ao sol. Inimaginavelmente pequeno!

E um buraco negro pequeno também tem um pequeno tempo de vida, iria decair pela radiação Hawking. E essa pequena massa iria irradiar em cerca de 10 elevado a -23 segundos.

São 5 gramas de massa que seria convertido a 450 terajoules de energia, que levaria a uma explosão 3 vezes maior que as bombas atômicas jogadas em Hiroshima e Nagasaki combinadas.

Nesse caso, você morre. Você também perde a moeda.

Se o buraco negro tiver o diâmetro de uma moeda, então seria consideravelmente mais massivo.

Créditos
Créditos: https://goo.gl/DZQwrR

De fato, o buraco negro com um diâmetro de uma moeda seria muito mais massivo que a Terra. Iria ter uma força gravitacional bilhões de vezes maior do que o nosso planeta tem.

A força sobre você seria tão forte que iria deixar suas células em pedaços. O buraco negro iria consumir você antes que você percebe que aconteceu.

Apesar de as leis da gravidade serem as mesmas, o fenômeno da gravidade é bem diferente em objetos densos. O alcance da atração gravitacional se estende em todo o universo observável, com a gravidade ficando mais grave à medida que os objetos se afastam.

Nesse momento aqui na terra, sua cabeça e seus dedos dos pés tem aproximadamente a mesma distância do centro de nosso planeta.

Mas se você ficar em um buraco negro do tamanho de uma moeda, seus pés iriam ficar centenas de vezes mais perto do centro, e a força gravitacional seria dezenas de milhares mais forte que a força em sua cabeça e deixaria você em bilhões de pedaços.

Mas o buraco negro não pararia em você.

Ilustração artística de um buraco negro consumindo uma estrela. Créditos: NASA / JPL-Caltech / Goddard
Ilustração artística de um buraco negro consumindo uma estrela. Créditos: NASA / JPL-Caltech / Goddard

O buraco negro agora é a peça gravitacional dominante do Sistema Terra-Lua-Buraco-Negro-da-Morte.

Podes pensar que o buraco negro afundaria para o centro do planeta e consumindo-o a partir do interior. Na verdade, a Terra moveria-se para cima no sentido do buraco negro e começaria a orbitar o buraco negro.

Enquanto a Terra ainda tivesse massa, ela seria consumida a cada momento. Com a Terra sendo devorada por dentro, e em um disco disperso de rocha quente rodeando o buraco negro numa órbita apertada.

O buraco negro ia duplicando lentamente a sua massa no tempo em que acabava de alimentar-se. A órbita da Lua era agora uma elipse maior.

O mar de forças vindo do buraco negro iria possivelmente perturbar os asteroides próximos da Terra, talvez até às partes do cinturão de asteroides nos próximos milhões de anos.

Os planeta iriam ser perturbados levemente, mas iriam manter praticamente a mesma orbita. O buraco negro que costumávamos chamar Terra iria agora continuar a orbitar o Sol no lugar da Terra. Nesse caso, você morreria.

Fonte:

https://goo.gl/EYYzi4

Leia também:

Astrônomos detectam sinais de rádio vindos de galáxia distante