Esferas estranhas encontradas em rocha de 3 bilhões de anos

Esferas

As Esferas de Klerksdorp: Conheça a Verdade por Trás do Mistério

As Esferas de Klerksdorp, descobertas em minas de pirofilita na África do Sul, há muito tempo têm sido objeto de teorias da conspiração sobre alienígenas e civilizações perdidas. Estas esferas redondas com linhas semelhantes a costuras levaram pseudocientistas a sugerir que foram feitas pelo homem ou que eram evidências de vida extraterrestre. No entanto, o geólogo Bruce Cairncross descobriu o mistério por trás dessas esferas em 2006.

Na década de 1980, artigos especularam que essas elas foram criadas por uma civilização avançada pré-dilúvio que permanece amplamente desconhecida. Curiosamente, um curador do museu na época até afirmou que as esferas podiam girar por conta própria enquanto estavam fechadas em uma vitrine “livre de vibração”.

Cairncross descobriu que as esferas eram, na verdade, concreções – objetos redondos ou silenciosos irregulares compostos de minerais diferentes da rocha circundante. As concreções são comuns em todo o mundo, e geralmente se formam em rochas de grão fino, como a pirofilita, devido à facilidade de movimentação da água.

As linhas semelhantes a costuras nelas resultam de impressões deixadas pela rocha hospedeira, que se acumulam em camadas durante muito tempo, criando uma aparência em camadas. Cairncross explicou que as concreções se desenvolvem quando os minerais cristalizam dentro da rocha hospedeira devido à precipitação de uma solução aquosa.

Em relação ao mistério das esferas supostamente girando “por conta própria”, o curador do Museu Klerksdorp entendia a situação. A rotação da esfera é natural devido à sua forma redonda e aos frequentes tremores de terra causados ​​pelas atividades de mineração locais.

Embora as Esferas de Klerksdorp sejam intrigantes, não há evidências de que tenham sido criadas por alienígenas ou civilizações perdidas. Na verdade, elas são apenas uma formação natural que é comum em todo o mundo.

Fonte:

Mistérios do Mundo

[Geografia]