Esse conjunto de estrelas também contém um número de objetos astronômicos bem interessante. Entre eles está a grande constelação espiral M74, a galáxia Anã de Peixes, a radiogaláxia 3c31, e o par de galáxias em colisão Arp 284.
Os peixes das mitologias
Essa constelação tem origem babilônica. Já que a viam como um par de animais unidos por uma corda. O peixe ocidental seria uma grande andorinha, enquanto que a figura setentrional seria a deusa Anunitum.
Na cultura oriental, as estrelas de Peixes foram incorporadas em diversas constelações chinesas. A Wai-Ping seria uma cerca que um criador de porcos utilizaria para separá-lo do local onde se criam os suínos. Essa figura foi representada pelas estrelas Alfa, Delta, Epsilon, Zeta, Mi, Ni, e Csi de Peixes. A lama do chiqueiro foi representada por outras quatro estrelas. O peixe nortista daria lugar para uma outra constelação denominada de Casa da Sandália, ou Koui-siou.
Então é isso, pessoal. Aproveitem essa noite para observar as estrelas e compreender os mitos que as cercaram. Eles mudam, sempre mudaram dependendo da cultura. Mas o mais interessante é como influciaram historicamente os povos.
Post anterior: Aquário, o belo Ganimedes
Fontes:
Todas as imagens desta página foram utilizadas apenas para ilustrar o post, as mesmas pertencem ao(s) seu(s) legítimo(s) proprietário(s), por direito.
Deixe um comentário