Essa ilusão de ótica vai fazer você duvidar de seus olhos!

Todo mundo gosta de uma boa ilusão óptica – e esse truque de percepção recém-descoberto nos faz questionar como vemos o mundo que nos rodeia.

Dê uma olhada nas linhas na imagem mais abaixo. Que tipo de linhas você vê? Eles são retos, ziguezagues nervosos ou ondas suaves e curvas?

Esta ilusão de ótica, descoberta recentemente pelo psicólogo experimental Kohske Takahashi, da Universidade Japonesa de Chukyo, é chamada de “ilusão de cegueira de curvatura”, e é apenas o último exemplo de como nem sempre podemos confiar nos nossos olhos quando olhamos para algo certo.

Se você é como a maioria das pessoas, provavelmente verá linhas onduladas e linhas de ziguezague em pares alternados.

Mas agora, dê uma olhada nas linhas nas áreas superior esquerda e inferior direita da imagem, onde o cenário é branco ou preto. Observe algo diferente acontecendo?

 

Se as linhas nessas áreas pretas / brancas parecerem onduladas para você, mas você também está vendo linhas de ziguezague na seção do meio cinza, parabéns: acabou de ser diagnosticado com cegueira de curvatura! (Não se preocupe, não é uma condição médica real ou qualquer coisa).

Mas por que muitos de nós vêem linhas de ziguezague na imagem, quando, na realidade, cada linha da imagem é ondulada?

De acordo com Takahashi, poderia ser assim a forma como nossos olhos diferenciam curvas e cantos no mundo real – e é possível que nós digamos aos dois que desencadeiam algum tipo de conflito no sistema visual do cérebro.

“Nós propomos que os mecanismos subjacentes para a percepção gentil da curva e os da percepção de canto obtuso estão competindo uns com os outros de forma desequilibrada”, explica Takahashi em seu artigo, “e a percepção de canto pode ser dominante no sistema visual”.

Mas por que os cantos superam as curvas em vez do contrário? Hipoteticamente falando, poderia ser por causa da forma como os humanos tiveram que acomodar as geometrias artificiais do mundo físico moderno à nossa volta.

“Eu diria que nossos olhos e cérebro podem ter sido evolutivamente adaptados para detectar cantos de forma mais eficiente do que curvas”, disse Takahashi.

“Estamos cercados por produtos artificiais, que têm muito mais cantos do que o ambiente natural e, portanto, nosso visual. Esse fenômeno visual não causa o problema em nossa vida cotidiana, caso contrário alguém deveria ter encontrado essa ilusão no início”.

Mas isso nos deixa com a pulga atrás da orelha. Será que podemos mesmo confiar nos nossos olhos?

Veja Também:

Referência:

  • https://goo.gl/RQZXnC