Estas são as maiores descobertas arqueológicas de todos os tempos

Descobertas arqueológicas

Veja quais são as maiores descobertas arqueológicas da história

A arqueologia é uma ciência extremamente importante para que possamos compreender nossas origens e entender como as pessoas viviam no passado.

Nesta lista, você vai conhecer algumas das descobertas mais incríveis que já foram feitas. Confira:

1 – Machu Picchu

machu picchu
Machu Picchu

No dia 24 de julho de 1911 foram descobertas as ruínas de Machu Picchu, no Peru, pelo arqueólogo inglês Hiram Bingham.

A cidade foi construída pelos incas no alto de uma montanha em meados do século XV, nas encostas orientais da parte central da Cordilheira dos Andes.

Machu Picchu é considerada uma obra-prima mundial por sua arquitetura e engenharia e virou uma das atrações turísticas mais populares do planeta.

Desde 1983, o local é considerado Patrimônio Mundial da Unesco. Em julho de 2007, Machu Picchu foi eleita uma das novas maravilhas do mundo, durante uma cerimônia em Lisboa, em Portugal.

2 – Pedra de Roseta

rosetta
Pedra de Rosetta

A Pedra de Roseta é um bloco de granito negro (muitas vezes identificado incorretamente como “basalto”),  mede 118 cm de altura, 77 cm de largura e 30 de espessura.

Ela foi descoberta em 1799, numa expedição militar do então general Napoleão – mais tarde ela foi capturada pelos ingleses.

O bloco de pedra tem estranhos glifos cunhados separados em três partes distintas. Cada parte apresenta uma espécie de escrita que em nada se assemelhava com as outras duas.

Estas três formas de escrita, constatou-se depois, eram textos nas línguas escritos em hieróglifos, demótico egípcio  e grego.

3 – Cavernas de Lascaux

Cavernas de Lascaux
Cavernas de Lascaux

A descoberta de Lascaux, em 1940, abriu uma nova página no conhecimento da arte pré-histórica e nossas origens. Obra monumental. A caverna continua a alimentar o imaginário coletivo e estimular as novas gerações ao redor do mundo.

Além dessa maravilhosa fauna pré-histórica, há vários sinais enigmáticos inscritos nas paredes: pontos, linhas pontilhadas, flechas, triângulos e outros motivos geométricos.

Em meio a tantas representações de animais e sinais indecifrados, vê-se uma única figura humana, feita com traços simples, inclinada na parede de um poço de oito metros de profundidade.

4 – Pompeia

Pompeia
Pompeia

Pompeia ou Pompeios foi uma cidade do Império Romano situada a 22 km da cidade de Nápoles, na Itália, no território do atual município de Pompeia.

A antiga cidade foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio no ano 79, que provocou uma intensa chuva de cinzas que sepultou completamente a cidade. Ela se manteve oculta por 1600 anos, até ser reencontrada por acaso em 1748.

5 – Manuscritos do Mar Morto

Manuscritos Mar Morto
Manuscritos do Mar Morto

Os Manuscritos do Mar Morto constituem a maior descoberta arqueológica do século XX e foram encontrados no final da década de 1940. Trata-se de uma coleção de documentos que inclui os textos bíblicos mais antigos conhecidos, datando de 2 mil anos atrás.

A maior parte dos manuscritos está em hebraico, mas outros trechos estão em aramaico. Além disso, vários textos oferecem traduções da Bíblia hebraica para o grego.

6 – Cabeça de pedra Olmec

Arqueólogos estudam uma colossal cabeça de pedra Olmec em La Venta, no México, nesta foto da National Geographic de 1947. A civilização Olmec, a primeira na mesoamérica, oferece pistas importantes sobre o desenvolvimento do resto da região.

Referências:

https://www.sohistoria.com.br/

https://www.historiadasartes.com

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pompeia

https://seuhistory.com/

https://www.nationalgeographicbrasil.com

[História]