Estruturas desconhecidas são encontradas perto do núcleo da Terra

Estruturas

Uma nova descoberta surpreendente revelou uma estrutura anteriormente desconhecida, localizada no fundo do Oceano Pacífico, entre o núcleo e o manto da Terra.  Atualmente, não se sabe do que essas estruturas são compostas.

Suas descobertas oferecem uma oportunidade para entender melhor os processos que permitiram ao nosso planeta evoluir e mudar ao longo do tempo.

Ss geofísicos da Universidade de Maryland (UMD)  analisaram milhares de gravações de ondas sísmicas enquanto viajavam sob a bacia do Oceano Pacífico, observando um tipo específico de onda chamada onda de cisalhamento denominada por sua forma “s”.

É difícil diferenciar essas ondas do ruído aleatório, mas a análise de vários gravadores permitiu que a equipe identificasse semelhanças e padrões em ecos a partir da fronteira entre o núcleo fundido e a camada sólida do manto acima dele.

Um algoritmo de aprendizado de máquina analisou 7.000 sismogramas de centenas de terremotos com magnitude 6,5 ou superior na bacia do Oceano Pacífico entre 1990 e 2018, a fim de “detectar sistematicamente ecos sísmicos”.

Reprodução
Mapa do interior da Terra com base no novo estudo. Imagem: D. Kim, V. Lekíc, B. Ménard, D. Baron e M. Taghizadeh-Popp

Em quase metade das ondas que foram difratadas, os pesquisadores encontraram estruturas tridimensionais próximas ao limite do manto principal. 

Em particular, uma grande característica foi localizada abaixo das ilhas vulcânicas de Marquesas, no Oceano Pacífico, o que provavelmente é o resultado de uma raiz de pluma, uma característica vulcânica responsável pela criação de muitas ilhas vulcânicas.

“Encontramos ecos em cerca de 40% de todos os caminhos de ondas sísmicas”, disse Vedran Lekik, professor associado de geologia da UMD e co-autor do estudo.

“Isso foi surpreendente, porque esperávamos que eles fossem mais raras, e o que isso significa é que as estruturas anômalas no limite do manto são muito mais difundidas do que se pensava anteriormente”.

Essa visão abrangente e detalhada do limite do núcleo do manto localizou muito mais estruturas subterrâneas do que se pensava existir e fornece informações sobre como as placas tectônicas moldaram nosso planeta ao longo de milhões de anos.

Fonte:

IFLSCIENCE

Geografria