Experimento de 4 dias de trabalho é um sucesso esmagador

Trabalho

Dezenas de companhias britânicas aprovaram os resultados de um programa piloto que reduziu a semana de trabalho de seus funcionários para apenas quatro dias. Este foi considerado o maior estudo do mundo sobre a redução da jornada semanal de trabalho, incluindo 61 empresas de vários setores em todo o Reino Unido.

A maioria das companhias concluiu que a produtividade foi mantida e os funcionários disseram que o bem-estar e equilíbrio entre vida profissional e pessoal melhoraram muito. Os dados compilados pelo experimento também mostraram que os empregados tinham menos intenção de deixar seus empregos como resultado da política de quatro dias semanais de trabalho.

O estudo foi organizado por uma organização de pesquisas chamada Autonomy, com o apoio de um grupo de acadêmicos e de uma instituição chamada 4 Day Week Global, com sede na Nova Zelândia.Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (21).

Das 61 empresas envolvidas, nada menos do que 56 delas (92% do total) decidiram continuar com a semana reduzida com 18 afirmando que isso viraria uma política de recursos humanos permanente delas.

Segundo a Autonomy, vários funcionários disseram que valorizaram mais o dia extra de folga do que o próprio salário. Entre eles, 15% disseram que nenhuma quantia em dinheiro os levaria a voltar a uma semana de cinco dias de trabalho.

Os resultados da pesquisa revelam o clima atual no local de trabalho, não apenas no Reino Unido, mas também nos Estados Unidos e em todo o mundo. Quatro em cada dez funcionários disseram ter lidado com o esgotamento no ano passado, de acordo com uma pesquisa do Grupo Adecco.

Além de dormir melhor, os funcionários participantes relataram outros benefícios de trabalhar 32 horas em vez de 40 horas pelo mesmo valor. Trinta e nove por cento dos funcionários relataram sentir menos estresse e 71 por cento sentiram menos esgotamento no final do teste.

Fonte:

CNN Brasil

[Trabalho]