Presidente de grupo de preservação da espécie afirma ter visto o animal nesta segunda-feira na Tasmânia
O Thylacine Awareness Group da Austrália, uma organização amadora sem fins lucrativos dedicada à criatura indescritível , afirmou ter evidências fotográficas de três tilacinos vivendo felizes no nordeste da Tasmânia.
Em um vídeo postado no YouTube, o presidente do grupo, Neil Waters, disse que uma armadilha fotográfica havia capturado fotos de uma família de três tilacinos, incluindo um bebê, o que era “prova de procriação”.
Water explicou como identificou o tigre-da-tasmânia a partir das fotos: “O filhote não é ambíguo! O bebê têm listras, um rabo rígido, pelos grossos, as cores certas, quadruple, entroncado e os formatos corretos das orelhas”.
Mas Nick Mooney, curador honorário de zoologia de vertebrados do Tasmanian Museum and Art Gallery revisou e avaliou o material fornecido por Waters.
Em um comunicado, a TMAG disse que Mooney “concluiu que com base nas características físicas mostradas nas fotos fornecidas, é muito improvável que os animais sejam tilacinos e na verdade são pademelons da Tasmânia”.
Extinto desde 1936
Acredita-se que o tilacino esteja extinto desde 1936, quando o último tilacino vivo, Benjamin, morreu no zoológico de Hobart. Mas avistamentos não confirmados têm sido regularmente relatados por décadas.
Em 2017, cientistas da James Cook University em Queensland também realizaram uma busca pelo marsupial após vários avistamentos “plausíveis”.
Um documento de 2019 do Departamento de Indústrias Primárias, Parques, Água e Meio Ambiente da Tasmânia revelou que houve oito alegados avistamentos do tilacino entre 2016 e 2019.
Waters disse ao Guardian Australia em 2016 que viu um tilacino em 2014, quando estava trabalhando em sua casa e passou pela janela de seu quarto.
Em 2018, duas pessoas da Austrália Ocidental relataram ter visto um tilacino ao visitar a Tasmânia, de acordo com o relatório do departamento de meio ambiente do estado.
Apoie o Realidade Simulada com apenas R$ 5 – leva apenas um minuto. Obrigado!