Físico propõe mega satélite tripulado por humanos orbitando Ceres

ceres

Com um diâmetro de 950 quilômetros, Ceres é o objeto de maior massa no cinturão de asteroides localizado entre Marte e Júpiter. É reconhecido como o menor planeta anão do Sistema Solar.

Cientistas finlandeses estão estudando a possibilidade de criar um habitat humano permanente orbitando este objeto. Segundo eles, os materiais necessários para a construção dessa colônia satélite poderiam ser recuperados do próprio Ceres.

Os detalhes deste ambicioso projeto acabam de ser compartilhados no servidor de pré-publicação arXiv.

No documento, a equipe finlandesa insiste que Ceres seria um destino privilegiado, pois contém nitrogênio, que poderia ajudar a formar uma atmosfera semelhante à da Terra.

O objetivo é realmente criar um mundo sustentável de longo prazo, que poderia servir como um trampolim para outras partes do Sistema Solar.

O objetivo é recriar as condições que permitem o desenvolvimento da vida fora da Terra, ao mesmo tempo que facilita a circulação dos habitantes entre essas várias colônias futuristas.

A densidade populacional não deve ultrapassar 500 indivíduos por km² (densidade semelhante à observada na Holanda, especificam os autores).

Em relação aos materiais de construção, os pesquisadores acreditam que sua extração de Ceres seria relativamente lucrativa do ponto de vista energético, em comparação com sua transformação em habitats.

Diferentes colônias conectadas entre si

Os pesquisadores que imaginaram este projeto argumentam que o ambiente nessas colônias orbitais poderia ser até melhor do que na Terra, porque obviamente excluem quaisquer condições climáticas adversas ou a ocorrência de desastres naturais.

A maior desvantagem reside na baixa gravidade do ambiente, o que levanta muitas questões sobre os efeitos a longo prazo na saúde das pessoas (em particular no crescimento das crianças).

Um dos grandes desafios é garantir o transporte de mercadorias e pessoas de uma colônia para outra (o que será extremamente necessário à medida que aumenta a população que coloniza a primeira unidade).

Para refinar seu estudo, os pesquisadores planejam trabalhar no transporte de pessoas da Terra para Ceres e estudar as diferentes opções para se mover entre os habitats.

Simulações também são necessárias para determinar qual seria a maior altitude de uma órbita estável de longo prazo em torno de Ceres.

Fonte:

Trust My Science

[Astronomia]