Foto tirada por brasileiro é escolhida pela NASA como “Foto do Dia”

Brasileiro

NASA escolhe foto tirada por brasileiro como “Foto do Dia”

Todos os dias, a NASA escolhe uma imagem ou fotografia espacial para ser publicada em um site chamado “Foto do dia”, juntamente com uma breve explicação escrita por um astrônomo profissional.

Na última segunda-feira (30), o trabalho selecionado foi de um brasileiro, o astrofotógrafo Carlos Fairnbairn. A foto impressionante mostra a Constelação de Órion, com suas estrelas e nebulosas.

Essa imagem foi clicada durante a 11ª edição do Encontro Brasileiro de Astrofotografia (EBA), que aconteceu em uma fazenda no estado de Goiás, a 150 quilômetros de Brasília, e reuniu fotógrafos de todo o país.

A NASA explicou que os próximos meses serão os melhores para quem quiser ver a constelação de Órion em toda a sua glória – desde que se esteja em um lugar propício, sem poluição luminosa e em uma noite sem nebulosidade.

E claro, as estrelas e nebulosas não serão tão coloridas aos olhos nus quanto na imagem capturada pela lente de uma câmera profissional e com longa exposição, claro.

Foto astronômica do Dia

A imagem pode conter: noite, céu e árvore
Constelação de Órion sobre o centro-oeste brasileiro. Crédito da imagem: Carlos Fairbairn

De acordo com o fotógrafo, foram necessárias quatro noites para captar a imagem perfeita. Ele teve que superar obstáculos como vento muito forte, na primeira noite; nebulosidade no céu, na segunda; e problema técnico com o equipamento na terceira.

Foi na quarta tentativa que tudo deu carto, e Fairnbain conseguiu capturar as estrelas, entre elas a gigante vermelha Betelgeuse, que ganhou grande destaque com um forte tom de laranja. É a estrela mais brilhante da extrema esquerda na foto acima.

No outro lado, no canto superior direito, a supergigante Rigel faz um contraponto com a Betelgeuse, enquanto também temos a Bellatrix no canto superior esquerdo e Saiph no canto inferior direito.

Alinhados no cinturão de Orion (de baixo para cima) estão Alnitak, Alnilam e Mintaka, a cerca de 1.500 anos-luz de distância. Indo em direção ao canto superior direito da espada de Órion, está o berçário estelar conhecido como a Nebulosa de Órion.

Publicado originalmente por:

Canal Tech

Leia também:

Cientista da Nasa diz que estamos perto de anunciar vida em Marte