Planeta Terra está girando mais rápido do que há 50 anos, afirma estudo

Rápido

Nosso planeta está girando mais rápido do que há 50 anos!

Ano de 2021 pode ter um segundo a mais e isso pode até afetar alguns sistemas operacionais usados em equipamentos eletrônicos. Em média, a Terra gira sobre si mesma em 86.400 segundos, ou 24 horas, um período denominado dia solar. Mas nem sempre é o caso.

A Terra quebrou recordes de rotação em 2020: o ano passado teve de fato os 28 dias mais rápidos já registrados desde 1960. Em outras palavras, em 28 ocasiões, nosso planeta girou vários milissegundos mais rápido do que a média.

Felizmente, o fenômeno não leva a nenhum evento prejudicial; no entanto, isso pode se tornar problemático para relógios em todo o mundo com base no Tempo Universal Coordenado.

O Tempo Universal Coordenado (UTC) é o padrão de tempo pelo qual os países ao redor do mundo acertam seus relógios.

É baseado no Tempo Atômico Internacional (TAI), que é ajustado regularmente para compensar as mudanças na velocidade de rotação da Terra.

Isso varia ligeiramente, devido às variações na pressão atmosférica, ventos, correntes oceânicas e movimentos do núcleo.

No decorrer de 2021, a expectativa dos pesquisadores é de que os relógios atômicos acumulem um atraso de cerca de 19 milissegundos.

Reserve um segundo para “alcançar” a Terra

A curto prazo, as pessoas não sentirão de fato essa mudança, mas, caso seja realmente necessário mexer no tempo,  alguns sistemas podem sofrer as consequências,  mas, caso seja realmente necessário mexer no tempo,  alguns sistemas podem sofrer as consequências.

Como aconteceu em 2012, quando foi adicionado um segundo bissexto. Na ocasião, Mozilla, Reddit e Linkedin, entre outros programas, relataram travamentos e problemas com o sistema operacional Linux.

O dia 19 de julho de 2020 foi o de menor duração desde o início dos registros, dado que a Terra terminou a sua rotação 1,4602 milissegundos a menos do que os habituais 86.400 segundos, que equivalem às 24 horas.

A causa exata dessa aceleração da rotação do planeta ainda não foi descoberta, mas pesquisas realizadas em anos anteriores revelaram que seja possível que o aquecimento global pode ter influência neste processo.

Isso porque o derretimento das geleiras pode interferir na distribuição de massa do planeta, fazendo, assim, com que a Terra gire mais rápido.

Fonte:

Trust My Science

[Realidade Simulada]