Há um lugar na América do Sul onde 275 cachoeiras caem juntas

Cachoeiras

275 cachoeiras caem juntas

As Cataratas do Iguaçu são um conjunto de 275 cachoeiras localizado na fronteira entre o Brasil e a Argentina. Alimentadas pelas águas do rio Iguaçu, as cataratas se estendem por 2,7 quilômetros e têm entre 60 e 82 metros de altura de queda. Em 1986 elas foram listadas como Patrimônio Mundial pela Unesco e, no ano de 2012, entraram para a lista das Sete Maravilhas da Natureza.

Embora o território brasileiro abrigue mais de 95% da bacia do rio Iguaçu, dois terços das cachoeiras ficam em território argentino. Cerca de 900 metros dos 2,7 km de comprimento, não tem água que flui sobre ele. A borda da tampa de basalto recua cerca de 3 mm por ano.

A água do baixo Iguaçu se acumula em um cânion que drena no rio Paraná, a uma curta distância da Usina Hidrelétrica de Itaipu. A junção entre a água marca a fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Existem pontos nas cidades de Foz do Iguaçu, no Brasil, Puerto Iguazú, na Argentina, e Ciudad del Este, no Paraguai, que têm acesso ao rio Iguaçu, onde as fronteiras dos três países podem ser vistas, uma popular atração turística para os visitantes das três cidades.

Seu nome vem das palavras Tupi ou Guarani y ɨ (água) e ûasú waˈsu (grande). Reza a lenda que um deus planejava se casar com uma bela mulher chamada Naipi, que fugiu com seu amante mortal Tarobá em uma canoa. Com raiva, o deus cortou o rio, criando as cachoeiras e condenando os amantes a uma queda eterna.

O primeiro europeu a descobrir as cataratas foi o conquistador espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca, em 31 de Janeiro de 1542, por qual uma das quedas no lado argentino foi nomeada. As quedas foram redescobertas por Boselli no final do século XIX, e uma das quedas da Argentina é nomeada com seu nome.

Fonte:

UOL

Wikipedia

[Brasil]