Hubble vê um planeta distante que está literalmente sendo vaporizado

Exoplaneta

Geralmente pensamos que os planetas têm um certo nível de estabilidade, mas os mundos que residem nas proximidades de uma estrela podem ser transitório.

Netunos Quentes

Um tipo particular de exoplaneta que os astrônomos estão tentando aprender mais são os chamados “Netunos quentes”, que são gigantes superaquecidos e incrivelmente raros.

Agora, pesquisadores usando o Telescópio Espacial Hubble identificaram o que eles acreditam ser um planeta à beira de ser considerado um “Netuno quente”, e é tão próximo de sua estrela que o planeta está realmente evaporando diante de nossos olhos.

O exoplaneta, chamado GJ 3470b, está localizado perto do que os pesquisadores chamam de “Deserto de Netuno Quente” em torno de sua estrela mãe.

Os cientistas acreditam que há uma falta de tais planetas, porque eles são completamente destruídos ao longo do tempo, devido à sua estreita relação com as estrelas que orbitam, e GJ 3470b pode ser o próximo a ser destruído.

GJ 436b

Um dos outros planetas que orbita a estrela Gliese 3470 é o GJ 436b, que os astrônomos acreditam estar perdendo sua atmosfera enquanto sua estrela o evaporiza.

Os cientistas acham que o 436b sobreviverá à provação sem ser completamente destruído, mas o 3470b está em um lugar muito mais difícil.

O 3470b está perdendo massa 100 vezes mais rápido que o 436b, e é possível que o planeta seja completamente vaporizado.

“Acho que este é o primeiro caso em que isso é tão dramático em termos de evolução planetária”, disse Vincent Bourrier, da Universidade de Genebra, e co-autor do trabalho, em um comunicado.

“É um dos exemplos mais extremos de um planeta passando por uma grande perda de massa ao longo de sua vida. Essa considerável perda de massa tem grandes consequências para a sua evolução e afeta nossa compreensão da origem e do destino da população de exoplanetas perto de suas estrelas. ”

Então, quão perto um planeta pode ficar da sua estrela?

O planeta mais próximo do nosso próprio Sol, é Mercúrio. Faz muito tempo, mas o 3470b é muito mais próximo de sua estrela. De fato, tanto o 436b quanto o 3470b estão a apenas um décimo da distância de sua estrela do que Mercúrio do Sol.

Fonte:

https://www.msn.com/

Leia também:

Fotos de sonda japonesa mostram superfície rochosa de asteroide