X

A sua sombra se move mais rápido que a luz; entenda

Parece um pouco difícil de engolir, mas as sombras podem se mover mais rápido do que a velocidade da luz, mesmo que nada possa se mover mais rápido do que a velocidade da luz.

De onde vem a ideia de que nada pode ultrapassar a velocidade da luz?

Segundo a Teoria da Relatividade, nada pode ir mais rápido do que a luz. A “velocidade da luz”, em termos técnicos, é a energia cinética do fóton medida no vácuo. O famoso “c” da fórmula E = m.c^2.

Assim, nada poderia ser mais veloz do que a luz porque isso entraria em choque com várias conclusões baseadas nessa fórmula.

Primeiramente, à medida que acelera, um corpo “ganha” massa. Claro que apenas alguns poucos bilionésimos de grama.

À velocidade da luz, no entanto, um corpo atingiria uma massa infinita, isto é, maior do que toda a massa do universo. Logo, seria impossivel.

Em segundo lugar, quanto maior a massa do corpo, mais energia é necessária para acelerá-lo. Se um corpo possuir massa maior do que o universo, seria necessária também uma quantidade de energia maior do que a disponível no universo.

Então como a escuridão seria mais rápida que a luz?

Imagine que você tenha uma luz poderosa o suficiente para alcançar o planeta Júpiter.

Imagine também que ele lança esse feixe em um cone suficientemente largo para cobrir todo o diâmetro do planeta. Quando você passa o dedo sobre a lente, a sombra atravessará todo o diâmetro do planeta – uma distância de 86.881 milhas (139.821 quilômetros). A velocidade da luz é de 186 mil milhas por segundo (299,338 quilômetros por segundo). Então, se você demorar menos de meio segundo para mover sua mão a essa distância, então essa sombra terá “quebrado” a velocidade da luz.

Então, lembra-se de como foi dito que nada pode se mover mais rápido do que a velocidade da luz? Bem, essa é a chave. Sombras não são nada. As sombras são a ausência de algo – especificamente, fotões ou partículas de luz. Como não há nada que realmente perca a distância, o único “movimento” é uma área onde os fótons não são.

Não há informações que estejam sendo transmitidas mais rápido do que a luz, apenas um bloqueio de informações. Isso significa que seu show de fantoches de sombra interplanetários não quebra nenhuma lei física – apenas os corações de sua audiência interplanetária.

Assista ao vídeo abaixo:

Veja também:

http://realidadesimulada.com/como-seria-possivel-viajar-no-tempo/

Categorias: Astronomia
Jonas Penalva: Estudante de Engenharia Eletrônica (UFPE), técnico em suporte e manutenção de Informática e Editor do Realidade Simulada. Tendo um grande interesse pela ciência e as coisas que a cercam busca sempre aprender mais a cada dia e passar esse conhecimento a frente.
Postagens relacionadas
Deixe um comentário