Contato foi perdido desde 10 de junho de 2018, quando uma tempestade de poeira envolveu o planeta vermelho.
O robô Opportunity, que está em Marte desde 2004 e confirmou a existência de água no planeta, foi declarado “morto” pela agência espacial americana (Nasa) nesta quarta-feira (13).
Isso encerra oficialmente uma das missões mais bem-sucedidas da história da exploração do sistema solar.
O contato foi perdido em 10 de junho de 2018, quando uma tempestade de poeira envolveu o planeta vermelho e escureceu a atmosfera por vários meses. O veículo foi impedido, então, de recarregar as baterias solares.
Após oito meses e centenas de mensagens enviadas da Terra sem uma resposta, a Nasa anunciou que a última tentativa foi feita na noite de terça-feira (12).
A comunidade de pesquisadores e engenheiros envolvidos no programa está “de luto pela morte” do robô.
“Passamos a noite no laboratório JPL pelas últimas ordens enviadas ao robô Opportunity em Marte. Foi tranquilo, choramos, nos abraçamos, compartilhamos lembranças e risos”, tuitou Tanya Harrison, diretora de pesquisa da Universidade do Estado do Arizona e colaboradora do programa em Los Angeles.
“É muito emocionante saber que eu realmente estive lá para ela até o final”, escreveu a pesquisadora, referindo-se no feminino ao Opportunity Keri Bean, que teve o “privilégio” de enviar a mensagem final ao robô na tarde desta terça-feira.
Mas isso não é o fim!
Lógico que isso não é o fim da exploração de Marte. A ciência marciana avançou bastante durante esses anos. As missões ExoMars e Mars 2020 adicionarão mais dois rovers ao planeta vermelho.
O InSight pousou há pouco tempo na superfície de Marte e já implantou com sucesso seus instrumentos para medir o interior do planeta.
O rover Curiosity, da NASA, sobreviveu à tempestade, e ainda há um monte de dados dos rovers da missão MER para serem analisados.
Não há forma mais nobre do que morrer em uma das maiores tempestades marcianas já registradas após viver 14 anos a mais do que estava previsto.