A Terra fica mais próxima do sol no verão?
Sem pensar muito a respeito, isso parece bastante lógico – nosso planeta fica mais quente quando está mais próximo da coisa que faz do nosso planeta quente. No entanto, essa ideia é causada por um mal entendido sobre como as estações do ano realmente funcionam.
Elas não têm a ver com a proximidade com o sol, mas sim com a inclinação do nosso eixo orbital. O eixo sobre o qual nosso planeta gira é inclinado para um lado e quando esse eixo aponta para o sol, é verão naquele hemisfério. Quando aponta para longe, é inverno.
O que não é um mito, no entanto, é a ideia de que a Terra está, às vezes, mais perto e, às vezes, mais longe do sol. Nosso planeta tem uma órbita elíptica (como a maioria dos outros planetas). A distância da Terra em relação ao sol (conhecida como uma unidade astronômica) é de aproximadamente 150 milhões de km.
No entanto, no periélio (ponto mais próximo da Terra ao sol), a distância diminui para 147 milhões de km e no afélio (a maior distância) ela sobe para 152 milhões de km. Então, como você pode ver, durante o curso de um ano, a distância entre a Terra e o sol varia em até 5 milhões de quilômetros.