Superando o horror e a ficção científica, um fenômeno que não é nada novo (acredita-se que acontece há 48 milhões de anos) faz com que as formigas que vivem nas copas das árvores se tornem zumbis – literalmente!
O Sistema Solar Para Pequeninos (e-Book)
O que acontece é que elas são invadidas por um fungo parasitário, que, depois de se apoderar de seus corpos, as mata e vai embora.
Embora se tenha conhecimento desse espetáculo natural desde 1850, somente agora, por meio de uma pesquisa da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, foi possível explicar como o fungo Ophiocordyceps unilateralis consegue se propagar nas cabeças das formigas Camponotus Leonardi, mais conhecidas como formigas carpinteiras tropicais.
Esse fungo assume controle absoluto da formiga e manipula seu organismo até conseguir as condições necessárias para poder se reproduzir.
Por um lado, o fungo se alimenta da formiga infectada; por outro, controla seu sistema nervoso central e os músculos. Quando o fungo se apodera da formiga, ela começa a se comportar de forma errática e sofre convulsões.
É uma estratégia perfeita: as formigas convulsionadas caem no chão sem a possibilidade de voltar para os seus ninhos, na copa das árvores.
Na terra, as condições são mais frescas e permitem a proliferação do fungo. Quando chega o momento, durante algum meio-dia de sol, o fungo obriga a formiga a morder o caule de uma folha.
Nem mesmo depois de morta a formiga consegue abandonar a folha que mordeu.
Poucos dias depois, o fungo sai gradualmente pela cabeça da formiga e cresce por mais algumas semanas. Depois de atingido seu tamanho ideal, libera esporos que infectarão outras formigas que infestam a região. [History]
O Sistema Solar Para Pequeninos (e-Book)
Deixe um comentário