O professor Stephen Hawking morreu aos 76 anos – mais de 50 anos depois de ter recebido apenas 3 anos de vida.
O cientista mais célebre do mundo faleceu pacificamente em sua casa em Cambridge, nesta manhã, após uma longa batalha contra a doença do neurônio motor, sua família revelou.
Seus filhos, Lucy, Robert e Tim, disseram em um comunicado: “Estamos profundamente entristecidos pelo fato de o nosso amado pai ter morrido hoje. Ele foi um grande cientista e um homem extraordinário cujo trabalho e legado viverão por muitos anos
“Ele disse uma vez:” O universo não seria muito se não fosse o lar das pessoas que você ama “. Nós vamos sentir falta dele para sempre ‘.
Eles também disseram que a “coragem, a persistência, o brilho e o humor do pai” inspiraram pessoas em todo o mundo – mostraram em uma pesquisa recente que o viu eleito o 25º maior britânico de todos os tempos.
Sua história de determinação
O professor Hawking foi diagnosticado com doença do neurônio motor em 1963 quando tinha 21 anos e desafiou especialistas médicos que disseram que estaria morto dentro de 3 anos.
Nos 55 anos seguintes, tornou-se o cientista mais famoso do mundo desde Albert Einstein por seu trabalho explorando os mistérios do espaço, do tempo e dos buracos negros, apesar de estarem sentados na cadeira de rodas e apenas capazes de se comunicar usando um computador e seu famoso sintetizador de voz.
O vice-chanceler da Universidade de Cambridge, Stephen Toope, disse hoje: “Suas contribuições excepcionais para o conhecimento científico e a popularização da ciência e da matemática deixaram um legado indelével. Seu personagem foi uma inspiração para milhões “.
O seu livro mais famoso ‘A Breve História do Tempo’ tornou-se um best-seller internacional com mais de 10 milhões de cópias vendidas – embora o físico tenha se brincado com o fato de que muitos que o possuíram nunca terminaram e mais se esforçaram para entender sua complexidade.
O cientista de Cambridge, que se casou duas vezes, abraçou a cultura popular que apareceu em The Simpsons, The Big Bang Theory, Star Trek e foi imortalizada na biografia de Oscar Theory of Everything, onde foi interpretado por Eddie Redmayne.
Ele disse que abraçou a cultura popular porque queria tornar as ciências mais convenientes e encorajar o mundo a “procurar as estrelas e não a seus pés”.
Stephen Hawking foi uma “mente brilhante e extraordinária – um dos grandes cientistas da sua geração”, cuja “coragem, humor e determinação para tirar o máximo proveito da vida foi uma inspiração”, disse o primeiro-ministro Theresa May hoje no Twitter.
Camisetas Científicas: http://bit.ly/2EQmWOH
Referências:
https://www.ebiografia.com/stephen_hawking/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Stephen_Hawking