O processo de fabricação do parmesão está chocando as pessoas

Queijo Parmesão

As pessoas não estão felizes depois de aprender como o queijo parmesão é feito

Se você é um amante de queijos com certeza conhece e aprecia o famoso parmesão. Mas você sabe como é feito esse tipo de produto? Seu processo de fabricação está chocando muitas pessoas, principalmente as que se consideram vegetarianas. Entenda o motivo.

Por que o processo está chocando as pessoas?

O parmesão é um tipo de queijo duro e granulado, originário da Itália, onde é chamado de parmigiano-reggiano. Ele é feito com leite de vaca e possui uma maturação longa, que pode durar de 12 a 36 meses.

O resultado é um queijo com uma casca grossa e dura, uma cor amarelo-palha e um sabor salgado, adocicado e picante, que agrada muitos paladares e complementa diversas receitas.

No entanto, seu processo de preparação está dando o que falar. Isso porque um dos ingredientes usados para o revestimento desse tipo de alimento é o coalho animal, enzima formada a partir do revestimento do estômago de animais como cordeiros, bezerros e cabras.

Motivo de polêmica

Acontece que muita gente não sabe como funciona o processo de fabricação da maioria dos queijos, incluindo o parmesão, e o assunto deu o que falar nas redes sociais recentemente. No Twitter, o tema ganhou força depois que um usuário da plataforma expressou sua indignação com a descoberta.

Mas o polêmico coalho animal é realmente necessário na produção do produto? O queijo parmesão é formado, essencialmente, por sal, leite de vaca e coalho. Então ele é necessário, pois é o responsável por separar as partículas sólidas do teor de água no leite, ou seja, a coalhada.

Além do parmesão, queijos como gorgonzola, vacherin, boucheron, camember, mimolette, pecorino romano, emmental, manchego, gruyère e grana padano também necessitam do coalho.

Outras alternativas

Mas existem outras alternativas para aqueles que optarem por não mais consumir esses produtos devido ao polêmico ingrediente de origem animal? A resposta é sim.

Apesar de menos comum nas prateleiras, algumas marcas produzem queijos sem o coalho animal, substituindo o ingrediente por plantas, como as urtigas, alcachofras e o cardo, por exemplo. São os chamados queijos veganos, que podem ser encontrados em estabelecimentos específicos.

Fonte:

Capitalist

[Curiosidades]