O que diabos é esse disco imenso de gelo que só apareceu nos EUA?

Gelo

Enquanto aqui no Brasil estamos em pleno verão (e morrendo de calor de norte a sul do país), é inverno no Hemisfério Norte – e algumas regiões vêm sendo castigadas por congelantes ondas de frio.

O Sistema Solar Para Pequeninos (e-Book)

Mas, além de temperaturas superbaixas, tempestades de neve e muito gelo, às vezes a natureza surpreende com fenômenos inesperados e pra lá de curiosos, como esse que você pode conferir na imagem a seguir:

(Science Alert/YouTube/Doug Bertlesman/Portland Press Herald)
(Science Alert/YouTube/Doug Bertlesman/Portland Press Herald)

 O fenômeno teria sido produzido por alienígenas?

Não, há uma explicação científica para ele. De acordo com especialistas, o disco se formou em um redemoinho do rio Presumpscot, que fica no estado do Maine.

Com o congelamento da água, cria-se um círculo de gelo. É um fenômeno natural, mas muito raro.

O disco gira em sentido anti-horário e tem cerca de 90 metros de diâmetro. Moradores da cidade dizem que outros círculos já haviam aparecido no rio, mas nenhum chegava a esse tamanho.

“Pode ser um recorde mundial”, disse Kenneth Libbrecht, professor de física do Instituto de Tecnologia da Califórnia.

Mas… Tem mais!

No entanto, experimentos conduzidos há alguns anos apontaram que havia outro mistério relacionado aos discos de gelo… Isso porque uma equipe de cientistas recriou o fenômeno em laboratório sem que houvesse redemoinhos na água, em um experimento que revelou que algo mais deveria ser responsável pela movimentação do círculo.

Segundo Peter, os pesquisadores descobriram que, conforme o gelo derrete, a água do disco vai formando uma espécie de vórtice vertical sob o disco – e é ele que faz com que a camada congelada da superfície se mantenha em constante movimento até que o círculo eventualmente se dissolva com o passar do tempo.

Interessante, né? Enfim, basicamente, para que essas curiosas formações surjam, é necessário que exista uma série de elementos e condições ideais. E, apesar de elas serem fascinantes e belas, sua duração é efêmera.

O Sistema Solar Para Pequeninos (e-Book)

Seja como for, o disco de gelo de Westbrook foi “imortalizado” em vídeo – e você pode conferir as belas imagens a seguir:

Fontes:

History

Mega Curioso

Leia também:

O fungo que transforma formigas em zumbis é assustador