O que é necessário para se tornar um astronauta?

Uma Breve História da Seleção de Astronauta

Os primeiros astronautas da NASA foram selecionados em 1959.

No início do programa espacial, os pré-requisitos para uma pessoa tornar-se astronauta da NASA seria ter formação em engenharia e pilotagem de aviões militares a jato, embora nem John Glenn e nem Scott Carpenter (ambos do Mercury Seven) tivessem qualquer grau universitário de engenharia ou de qualquer outra disciplina na altura da seleção.

A seleção foi inicialmente limitada aos pilotos militares. Os primeiros astronautas (da América e da Rússia) tendiam a ser pilotos de aeronaves, e foram muitas vezes pilotos de testes.

 

Então, o que é preciso para ser um astronauta?

Resultado de imagem para treinamento astronauta
Treinamento da NASA, realizado no moderno Laboratório de Flutuabilidade Neutra (NBL).

Não há limite de idade, mas os selecionados costumam ter entre 26 e 46 anos. A altura varia entre 1,57 m e 1,90 m, para pilotos e 1,48 m a 1,93 m, para especialistas – todos que não trabalham na pilotagem.

A Nasa só aceita inscrições de americanos. E exige graduação em engenharia, biologia, física, ciência da computação ou matemática. A concorrência da turma mais recente foi de 787 candidatos por vaga.

Os selecionados passam dois anos em testes de sobrevivência no deserto e em cavernas. Eles também aprendem mergulho, russo, robótica, vestir o traje espacial e operar a Estação Espacial Internacional num simulador.

Para ser piloto, o candidato precisa ter mil horas de voo em aviões a jato.

Jeitinho Brasileiro

O Brasil já teve seu astronauta, o paulista Marcos Pontes, que foi para o espaço em 2006, num acordo entre o Programa Espacial Brasileiro e a Agência Espacial Russa. Além de americanos e russos, chineses também mandam veículos tripulados para fora do planeta.

 

Fonte:

Nasa

Referências:

SuperInteressante

https://pt.wikipedia.org/

Leia também:

Teste para se tornar astronauta: Você pode responder a esta pergunta?

Isto é o que acontece com o cérebro dos astronautas no espaço