Os boatos da astronomia que você provavelmente compartilhou

Fake

Fato ou Fake? Juntei algumas notícias recentes que algumas pessoas me perguntam se é verdade ou não. Tem cada coisa…

Existe um Planeta X e ele está em rota da colisão com a Terra.

Fake. Não existe nenhum planeta X. Ao menos nenhum de verdade. O tal do planeta X foi uma invenção de Percival Lowell, um rico comerciante de Boston que construiu um observatório próprio para estudar os alegados canais marcianos.

Como isso já estava pegando mal para o pessoal que trabalhava lá, ele decidiu procurar um planeta além da órbita de Netuno que se acreditava estar influenciando sua posição. Lowell o chamava de planeta X em suas contas, assim coo chamamos de X um valor desconhecido de uma equação.

Plutão foi descoberto durante as buscas pelo planeta X, mas ele não estava na posição prevista e tão pouco tem a massa prevista pelas contas de Lowell, de modo que não era ele.

Hoje em dia alguns astrônomos acreditam que existam um planeta X bem externo que esteja alinhando a órbita de alguns objetos do Cinturão de Kuiper, mas tudo não passa de hipótese.

A NASA fotografou seres flutuantes em Júpiter

Mais fake que uma nota de 3 reais. Essa “notícia” apareceu essa semana e parece que tem origem em um canal ufológico. Pelo naipe da fonte não precisa nem perder tempo, mas as imagens mostram uma estrutura verde na alta atmosfera de Júpiter.

Enquanto os mais empolgados dizem ser seres alados que vivem voando nas nuvens altas de Júpiter, os mais racionais enxergam os efeitos do intenso campo magnético de joviano interagindo com a radiação.

Tem um cometa/asteroide em rota de colisão com a Terra

Fake. Essa é clássica. Sempre rola de receber um e-mail ou mensagem no whats dizendo que tem um cometa ou asteroide que estaria vindo se colidir com a Terra e que os astrônomos estariam escondendo a informação.

Ninguém poderia vê-lo porque ele estaria “atrás”do Sol. Dependendo da versão o tal cometa seria Hercóbulus ou Nibiru. Nada mais fake do que isso. Nada a declarar.

Fonte:

https://g1.globo.com/